23 agosto 2021

Dr. Gutemberg foi convidado para ministrar aula em Mestrado para Saúde Pública

A arte de lecionar faz parte da vida do médico e vice – presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Dr. Gutemberg foi convidado para ministrar aula do 2° Encontro do Mestrado em Saúde Pública, do Instituto Daniel de La Touche.

A aula que teve como temática ‘Os desafios do ensino e da pesquisa na saúde, no cenário pós – pandemia’, proferida pelo médico Dr. Gutemberg, aconteceu no sábado (21), na sede do Instituto, no bairro São Francisco.

Durante a aula, Dr. Gutemberg fez uma breve explanação dos ensinamentos que as primeiras pandemias – Peste Negra (Séc XIV); Cólera (1817); Gripe Espanhola (1918) – deixaram para a humanidade.

“A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona muitas coisas que estavam adormecidas. Mostrou que precisamos ter planejamento estratégico e investir em ciência e tecnologia. Além de potencializar o SUS e priorizar seus servidores. A visão de Gestão não é só do presente, mas também do futuro. Temos que ter previsão e ser proativos, sempre”, disse.

Autor do livro ‘Desafios na Gestão da Saúde Pública no Sistema Único de Saúde – SUS’, Dr. Gutemberg enfatizou ainda, a importância da capacitação de profissionais para lidar com as soluções digitais e enfrentar os desafios do SUS.

“O nosso SUS é fantástico. Mas precisa de reajuste na gestão e no financiamento. Temos que desvendar os segredos da esfinge e buscar a excelência. Conhecer as novas tecnologias de informação, como a Ciências de Dados (Big Data), usar ferramentas mais práticas, como os prontuários eletrônicos e outras”, analisou.

Para Dr. Gutemberg, foi uma honra receber o convite do Instituto Daniel de La Touche por meio da coordenadora do Mestrado, a Dra. Daniele Cabral Cruz.

“É sempre uma felicidade compartilhar conhecimento e aprender também. Agradeço ao Instituto Daniel de La Touche, que tem excelência no ensino. Esse mestrado é fundamental. Fiquei feliz de encontrar colegas de profissão em sala de aula, como o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, José Carlos, e outros amigos da saúde”, agradeceu.

Dr. Gutemberg afirmou que saiu satisfeito e com a certeza de que os profissionais vão aplicar os conhecimentos na prática.

“Chamei a atenção da importância que eles terão na saúde pública brasileira. Isso independente do caminho que virão a seguir, seja na pesquisa, ensino, gestão ou empreendedorismo. O importante é que com essa capacitação, nós teremos profissionais mais habilitados na reconstrução do nosso país, no cenário pós – pandemia. No momento em que a pandemia pede recolhimento, esses profissionais estão aqui, se reinventando e buscando conhecimento para ajudar o próximo. Esse é o segredo do sucesso”, finalizou Dr. Gutemberg.

O médico Dr. Gutemberg Araújo é Mestre em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Membro da Academia Maranhense de Medicina.

Fonte: Maranhão de Verdade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário