23 agosto 2021

Equipe de alunos do IEMA de Bacabal-MA passam para Torneio Nacional de Robótica

No último final de semana estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA de Bacabal, participaram da seletiva maranhense de robótica na cidade de Codó e conquistaram vagas para o Torneio Juvenil de Robótica, competição nacional realizada anualmente em São Paulo, um dos maiores eventos  de robótica da América Latina, com etapas regionais, nacionais e etapa internacional (ITR International Tournament of Robots).


A equipe foi formada por alunos da 1ª série dos cursos Logística e Agronegócio, composta por: Luis Henrique Ribeiro Aquino, Fábio Oliveira Pereira Júnior, Max Rogério Silva Bezerra, Ana Clara Lima Barros, Thauã Cristian Rocha Silva e Bruna Letícia Sousa do Nascimento.


A delegação de Bacabal na seletiva maranhense foi orientada pelos professores Vinícius Andrade – Coordenador da Base Técnica e professor de Informática e Robótica; Louremar Júnior – professor de Informática e Robótica e  pelo professor de Física e Robótica Dennys Costa.

Foram três dias de competição entre equipes de unidades do IEMA de vários municípios e equipes de escolas particulares de várias cidades do Maranhão. A equipe de Bacabal conquistou a medalha de bronze nas modalidades de Resgate no Plano e no Sumô. Na modalidade Resgate de Alto Risco, os bacabalenses conquistaram a medalha de prata.

No Brasil, existem diversas competições de robótica que buscam desafiar e ampliar os estudos dessa tecnologia de forma prática, dando espaço para que os estudantes exponham suas criações e possam interagir com outros concorrentes.

A importância destes torneios está no exercício da procura do conhecimento pelo jovem, fortalecendo a questão do aluno autônomo. Além disso, a competição promove a aproximação entre alunos e investidores de indústrias e de empresas tecnológicas.

Ao promover missões e desafios aos alunos, os Torneios de Robótica garantem o trabalho em equipe, a colaboração, o respeito, o compartilhamento de conhecimento, o raciocínio lógico e muita diversão.

A etapa final nacional do TJR será realizada de 11 a 15 de dezembro no Centro de Convenções – Novotel SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário