07 agosto 2021

Em escolas da rede municipal, Prefeitura de São Luís e parceiros instalam estações de lavagem de mãos

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e seguindo orientação do prefeito Eduardo Braide, vem implementando uma série de medidas como parte do protocolo específico direcionado para a volta segura e gradual das aulas presenciais do semestre letivo, programadas para o dia 16 de agosto. O objetivo é combater a covid-19, além de despertar na comunidade escolar a importância do autocuidado e higiene pessoal. 

Uma das medidas fundamentais é garantir que toda escola da rede municipal tenha uma estação de lavagem de mãos na entrada. Mais de 40 estações de lavagem de mãos já foram instaladas nas escolas da rede municipal de ensino de São Luís até o momento. A ação tem a parceria do Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Centro Educacional e Social São José Operário (Cesjo).

O secretário de Educação, Marco Moura, apontou o empenho da equipe em oferecer um retorno seguro às atividades escolares.

“As instalações das pias nas escolas são de suma importância para o retorno das aulas presenciais, no modelo híbrido. A Prefeitura está construindo essa volta com toda comunidade escolar, e mesmo depois de começarmos, vão surgir novidades, necessidades e demandas que nós iremos solucionar de maneira conjunta, aliando educação com saúde. O mais importante é que escola, profissionais da educação, pais, responsáveis e alunos estejam juntos, para criar esse novo modelo”, disse o secretário. 

Além da instalação das estações de lavagem de mãos, outras medidas foram adotadas como a aquisição de termômetros, adequação ao protocolo da Covid-19 com sinalização em toda escola e a instalação de totens para álcool em gel nas dependências das unidades. 

A chefe do escritório do Unicef Maranhão, Ofélia Silva, destaca a importância do projeto nas escolas da rede municipal de São Luís.

“As estações de lavagem de mãos fazem parte de um programa especial do Unicef de apoio ao enfrentamento da Covid-19 e seus impactos diretos e indiretos. A escola é uma das estruturas do sistema de proteção integral ao desenvolvimento de crianças e adolescentes mais importantes nesse momento. A instalação das pias, o compartilhamento de informação e a entrega de kits de higiene vêm para fortalecer a prática de autocuidado e de higiene de crianças, adolescentes e suas famílias. Isso é fundamental nesse período de pandemia para o controle do contágio e para reforçar o papel da escola como um dos atores estratégicos mais importantes em todo sistema integrado de proteção à criança e adolescente, indispensáveis para o bem-estar de toda comunidade escolar de São Luís”, ressaltou. 

A gestora Dalmiran Colaço conta que está ansiosa para o convívio escolar, mas com segurança. “É um reforço aos cuidados sanitários indispensável para o retorno às aulas. O projeto Semed/Unicef se estende não só aos alunos, como a toda comunidade da região, que agradece muito”, disse a professora Dalmiran Colaço, gestora da U. E. B. Newton Neves.

Fonte: Blog do Carlos César 

Nenhum comentário:

Postar um comentário