16 setembro 2019

MONOPÓLIO DA UNE E UBES EM EMITIR CARTEIRAS ESTUDANTIS PODE ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS

Resultado de imagem para Roberto Rocha

Foi aprovado na manhã da terça-feira passada (10) o projeto que estende às escolas o poder de emitir as carteiras de estudante usadas para reduzir pela metade o valor de ingressos para shows, teatro, cinema e outros eventos culturais. O relator na CE foi o senador Marcio Bittar (MDB-AC). 

Ele concordou com o autor, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), destacando ser democrático quebrar o monopólio de emissão das carteiras por instituições como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes Secundaristas (Ubes), sem tirar delas o direito de também emitir os documentos. Na avaliação de Bittar, o benefício da meia entrada para estudantes não pode estar vinculado a algumas poucas entidades.

Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 14 itens. Entre eles, o PL 1772/2019, que amplia o Fies.  Em pronunciamento, à mesa, presidente da CE, senador Dário Berger (MDB-SC).  Bancada (E/D): senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE);  senador Angelo Coronel (PSD-BA);  senador Eduardo Girão (Podemos-CE);  senador Flávio Arns (Rede-PR);  senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB).  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador maranhense Roberto Rocha (PSDB) tem se comemorado nas redes sociais por ser autor de uma proposta que acaba com o monopólio da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) na confecção das carteiras estudantis.

Essa restrição cria não apenas uma reserva de mercado, mas também é um obstáculo para que alguns estudantes possam ter o benefício legalmente concedido — disse o senador, referindo-se a estudantes de cidades menores, onde as representações das uniões de estudantes não existem.
Segundo o parlamentar, acabou a burocracia que geravam transtornos para a classe estudantil.

Existem várias denúncias que apontam a venda de carteiras estudantis para não estudantes, com a intenção de terem direito à meia entrada em eventos culturais. De acordo com o senador, as escolas só vão fazer carteiras de alunos regularmente matriculados, o que reduz a possibilidade de fraude.
"Estamos quebrando o monopólio exercido pela UNE e UBES na confecção de carteirinhas estudantis. Foi aprovada na Comissão de Educação o meu projeto de lei que acaba com essa burocracia que amarra os alunos. A proposta segue tramitação no Senado".

Com informações da: Agência Senado e Blog do Mário Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário