07 outubro 2021

PF cumpre mandado em balneário turístico no Maranhão por furto de navio cargueiro por contrabandistas


A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7) a Operação Bucaneiro, com o fim de investigar grupo criminoso responsável pelo furto de navio cargueiro utilizado por contrabandistas. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, um deles no município de Tutóia, balneário localizado no litoral do Maranhão, que a cada dia se consolida como destino turístico nacional e internacional.

A embarcação fora apreendida em agosto de 2020, no município de Cajueiro da Praia/PI, com carga de cigarros de origem estrangeira. Desde a apreensão, o barco estava sob responsabilidade da Marinha do Brasil e permanecia ancorado no porto do Trapiche, em Luís Correia/PI.

A Operação mobilizou 40 Policiais Federais para o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão. Além de Tutóia, os policiais cumpriram mandados em Luís Correia/PI, Abaetetuba/PA e Belém/PA.


Segundo as investigações, contrabandistas do município de Abaetetuba/PA se deslocaram ao litoral piauiense em dezembro de 2020, com o propósito de executar a empreitada criminosa. Associados com barqueiros de Luís Correia/PI, na madrugada do dia 24 de dezembro passado, os investigados entraram furtivamente no porto do Trapiche, retiraram cordas e âncoras e consumaram a subtração do bem. Posteriormente, seguiram rota marítima de fuga rumo ao estado do Pará. O barco foi abandonado no município de Tutóia/MA.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado (Art. 288 e art. 155, §§1º e 4º, inciso II, do Código Penal).

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário