27 outubro 2021

Máquina que transforma livros usados chega em São Luís

Iniciativa patrocinada pela Colgate-Palmolive passará por sete estados e o DF

Já pensou se existisse uma invenção capaz de transformar os livros já lidos em outros livros? Com certeza seria muito mais fácil ampliar o repertório de leitura. O que era sonho agora virou realidade graças ao projeto A Incrível Máquina de Livros, uma iniciativa da Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e com o patrocínio da Colgate-Palmolive. De forma inovadora, o projeto incentiva a leitura e a formação de leitores, atraindo a atenção do público pelo viés da fantasia e da imaginação.

A viagem de A Incrível Máquina de Livros, que vai rodar por 11 cidades em sete estados brasileiros e o Distrito Federal, chega a São Luís – dias 27, 28 e 29 de outubro, de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, na Praça Deodoro, após passar por Piracicaba, no interior de São Paulo. As próximas cidades que receberão o projeto são Teresina (Piauí), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco), Luziânia, Caldas Novas e Catalão (Goiás), Brasília (Distrito Federal), Poços de Caldas e Andradas (Minas Gerais).

Com uma mescla de capitais e pequenas cidades, a democratização do trajeto da Incrível Máquina já estava presente nas edições anteriores e se consolidou esse ano. Em 2018 e 2019, o projeto fez a alegria de leitores em 31 municípios de 16 estados brasileiros percorrendo mais de 21 mil quilômetros e transformando cerca de 60 mil livros.

Para as transformações de livros acontecerem de forma segura neste período de pandemia, principalmente para o público, A Incrível Máquina de Livros adotou vários protocolos de prevenção seguindo as orientações das autoridades competentes. O uso de máscara e o distanciamento na fila são obrigatórios para os participantes, que terão à disposição totens com álcool em gel. Todos os livros, que entram e saem da Incrível Máquina são higienizados, assim como a própria máquina e seus equipamentos.

Transformando livros – Como acontecem as transformações dos livros? A ação se desenvolve da seguinte maneira: A Incrível Máquina de Livros estará estacionada em locais públicos de cada cidade durante três dias consecutivos. O participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na Máquina e aperta um dos dois botões disponíveis: adulto ou infantil. Automaticamente, como um toque de mágica, aquele livro se transforma em outro livro, que o participante levará para casa e aproveitará sua nova leitura.

Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até no máximo três livros. Vale lembrar também que os livros que as pessoas colocarem serão futuramente transformados para outras pessoas. Por isso não serão aceitos gibis, livros didáticos e livros técnicos.

Livros de autores indicados ao Prêmio Jabuti – A Incrível Máquina de Livros tem a capacidade de transformar mil livros por dia. Serão centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira de autores como Monteiro Lobato, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, livros presentes nas listas de mais vendidos, escritoras infantis de sucesso como Eva Furnari, Ruth Rocha e Ana Maria Machado, além das obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti, como a escritora Conceição Evaristo, homenageada pela premiação em 2019. Os livros transformados, que podem ser novos ou usados, sempre são uma surpresa.


Segundo Fauze Hsieh, presidente da Infinito Cultural, depois de um ano sem circular, A Incrível Máquina de Livros, que promove e incentiva a leitura recomeça de forma segura com a expectativa de contribuir para a retomada das atividades culturais. “Passamos um grande período conectados digitalmente e acredito que é de extrema importância trazer para a pauta do dia, a relevância dos livros na educação, formação e também no lazer, de uma forma leve e descontraída. A proposta do projeto é trabalhar o lúdico e despertar o interesse pela leitura a partir da valorização do objeto livro”, conta ele.

Nas edições anteriores, todas as expectativas foram superadas e a passagem da máquina pelas cidades foi um sucesso. “É uma sensação de dever cumprido. Quando olho para as pessoas que se locomovem de vários locais de suas cidades para virem até a máquina é a certeza que o projeto está no caminho certo. Ver a participação e engajamento de tantas pessoas é acreditar que projetos culturais trazem inúmeros benefícios à sociedade”, acredita Fauze.

De acordo com Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), ações que estimulem o hábito da leitura e promovem a difusão da cultura por meio do acesso aos livros é de extrema importância. “Como integrantes do setor editorial, temos o dever de contribuir e apoiar, ficamos sempre felizes em compartilhar e participar da Incrível Máquina de Livros”.

Programação

  • São Luís (Maranhão)
  • De 27 a 29 de outubro, quarta a sexta-feira, das 10h às 17h.
  • Local: Praça Deodoro.

Sobre a Infinito Cultural – Liderada por Fauze Hsieh, a Infinito Cultural acredita no poder transformador da Leitura. Há 12 anos trabalham em conjunto com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) no planejamento e organização da maior Feira de Livros da América Latina, a Bienal Internacional de Livros. São os responsáveis também pela idealização e realização do projeto itinerante Caminhos da Leitura, que já circulou por dezenas de cidades brasileiras levando acesso à leitura e programação cultural gratuita para mais de meio milhão de pessoas. Para saber mais, acesse infinitocultural.com.br.

Sobre a CBL – Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) temos em nosso quadro de associação editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e a leitura e, assim, desenvolver e ampliar toda a economia criativa do livro. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti e o projeto setorial Brazilian Publishers, além de incentivar a realização de outras feiras nacionais. Em 2021 a entidade completou 75 anos.

Sobre a Colgate-Palmolive – A Colgate-Palmolive foi fundada em 1806 por William Colgate. Há 92 anos em solo brasileiro, a companhia tem como missão levar o Sorriso Colgate para todas as pessoas, investindo em pesquisas e inovação para proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida. A companhia oferece uma linha completa de produtos que fazem parte da família brasileira em Higiene Oral (Colgate, Sorriso, Tandy, elmex® e Prevent), Higiene Pessoal (Palmolive, Protex e Darling), Cuidado da Casa (Ajax, Pinho Sol e Ola) e Nutrição Animal (Hills). A Colgate-Palmolive acredita que as pessoas merecem um futuro com motivos para sorrir e, para isso, atua em projetos educacionais como o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” e a campanha “Sorrir faz Sorrir”, que já beneficiaram mais de 73 milhões de adultos e crianças no Brasil, disseminando hábitos saudáveis de higiene bucal por meio de parcerias com associações e profissionais de odontologia. Atualmente, a Colgate-Palmolive conta com mais de 3.3 mil funcionários no Brasil, com fábricas em São Paulo e São Bernardo do Campo/SP.

Fonte: Maranhão Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário