24 setembro 2021

Prefeitura de São Luís registra aumento de visitantes no Museu da Gastronomia Maranhense


O Museu da Gastronomia Maranhense, equipamento da Prefeitura de São Luís, registrou, no mês de agosto, um crescimento de 53,45% no número de visitantes em comparação ao mesmo mês no ano de 2019. Em 2020, por conta da pandemia, o museu estava fechado à visitação. Localizado em um sobrado de três pavimentos totalmente restaurado no Centro Histórico da cidade, o espaço recebe, cada vez mais, um grande fluxo de turistas e maranhenses interessados em conhecer mais sobre a gastronomia. 

“O Museu da Gastronomia Maranhense, equipamento da Prefeitura de São Luís, recebe sempre atualizações de acervo, eventos e novos recursos que agregam à experiência do visitante. No mês de outubro, por exemplo, vamos lançar uma programação que vai encantar o público infantil, algo temático para o dia das crianças”, adianta o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos. 


O Museu pertence à Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que faz o registro do visitante, e, dessa maneira, consegue analisar o perfil de quem frequenta o local. Em agosto de 2019, foram registradas 1.286 visitas. Já em agosto deste ano, 2.012 pessoas conheceram a gastronomia maranhense por meio de visitas conduzidas por guias de turismo. 

As redes sociais foram o meio mais apontado pelos visitantes como forma de divulgação do museu, totalizando 21% das respostas. Anteriormente, o maior percentual era o de passantes pela região. O Museu possui perfil no Instagram (@museudagastronomiamaranhense), onde são compartilhados conteúdos e programações dos eventos. 


Vale ressaltar que esse crescimento foi obtido mesmo com o fechamento do Museu no dia 24 de agosto para reforma, sendo reinaugurado no dia 6 de setembro. A obra incluiu reparos internos e também na fachada, além da manutenção do prédio para conservação do espaço público para mantê-lo funcionando com excelência. 

Perfil do visitante

O perfil predominante até o mês de julho era do público masculino; e no mês de agosto o perfil passou a ser o do sexo feminino. A faixa etária de visitantes permaneceu a mesma do mês de julho, de 31 a 45 anos. Sobre o atendimento, 100% das pessoas avaliaram como bom ou excelente. 

Os maranhenses foram os que mais visitaram o espaço (33%), seguidos dos paulistas (19%) e cariocas (9%). Também foram registrados visitantes da França, Portugal e Alemanha. 

O Museu da Gastronomia Maranhense é o único equipamento turístico no âmbito de museus do Estado que funciona todos os dias, de 8h às 18h, e disponibiliza aos visitantes atendimento em português, inglês e francês. Além disso, há a possibilidade de visitação feita com um audioguia e em Libras, no Spotify, Google Podcasts e no YouTube.


Fonte: Prefeitura de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário