26 setembro 2021

Tragédia humana: Em 5 anos, Flávio Dino arrastou 400 mil maranhenses para a miséria

Mais recente pesquisa do IBGE revela que de 2015 a 2019 um a cada cinco habitantes do estado passou a viver em situação de extrema pobreza


Ano após ano, as estatísticas oficiais vêm escancarando a pobreza extrema para a qual centenas de milhares de maranhenses estão sendo arrastados desde que o ex-comunista e agora socialista Flávio Dino assumiu o poder, em 1º de janeiro de 2015. A mais recente parcial da miséria, divulgada nessa sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que 400 mil pessoas no estado passaram a sobreviver em situação de quase indigência nos cinco primeiros anos do atual governo.

Os números indicam uma verdadeira tragédia humana, só comparada à calamidade vista em países africanos onde a população é massacrada por regimes ditatoriais. A propósito, muitas dessas nações gozam de simpatia e até mesmo contam com apoio político de líderes da esquerda brasileira admirados por Flávio Dino. Que o diga o ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, de quem o governador do Maranhão é fã de carteirinha assumido.

Uma breve análise dos números divulgados pelo IBGE fornecem a ideia precisa do estrago feito pelo modo Flávio Dino de governar na vida dos cidadãos mais humildes no Maranhão. Se no seu primeiro ano de gestão havia 1.046.000 (um milhão e quarenta e seis mil) miseráveis, em 2019, a quantidade de pessoas nessa condição tão vulnerável aumentou para 1.438.000 (um milhão, quatrocentos e trinta e oito mil). Isso quer dizer que a cada ano, algo em torno de 80 mil pessoas foram rebaixadas ao nível mais baixo da pirâmide social. Veja a planilha abaixo:

A faixa de extrema pobreza é aquela em que as pessoas têm renda domiciliar per capita inferior a US$ 1,90 (um dólar e noventa centavos). Enquanto o contingente de miseráveis só aumenta no estado, Flávio Dino mantêm sua política tributária exorbitante, com aumentos sucessivos de impostos, pagos pela população em geral, desde o mais próspero empresário ao cidadão mais desprovido financeiramente.

Como a pobreza extrema é um fenômeno crescente no Maranhão de hoje e a voracidade de Flávio Dino em arrecadar é implacável, não é exagero afirmar que o governador também tem lucrado com a miséria alheia.

Fonte: Daniel Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário