Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até as 23h59 desta segunda-feira (22) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85. O boleto, chamado de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), deve ser emitido na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O pagamento pode ser realizado por diferentes meios, incluindo Pix, cartão de crédito, débito em conta, além de agências bancárias e casas lotéricas. Para acessar o documento, o participante precisa utilizar sua conta Gov.br.
O Inep alerta que não haverá devolução de valores pagos em caso de duplicidade ou pagamento com valor incorreto. O reembolso só está previsto se houver cancelamento total do exame. Também não é permitida a transferência da taxa entre candidatos.
Estão isentos da taxa estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública, participantes do programa Pé-de-Meia, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e alunos de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais.
As provas do Enem 2026 estão marcadas para os dias 8 e 15 de novembro. O exame segue sendo a principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies.

Nenhum comentário:
Postar um comentário