26 março 2022

VLI planeja ações do Programa Atitude Ambiental no Maranhão

No ano passado, a iniciativa promoveu mais 180 atividades em seis localidades do Estado


Desde 2012, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferroviais e portos – trabalha, incessantemente, em ações voltadas para a preservação do meio ambiente, por meio do Programa Atitude Ambiental. O objetivo da iniciativa é promover atividades e capacitações para auxiliar na compreensão das questões socioambientais e na conscientização sobre a importância do desenvolvimento de atitudes ambientais. No Maranhão, ano passado, foram realizadas mais de 180 atividades e mais de 12 mil participações em seis localidades do estado. Para este ano de 2022, o programa já está em fase de planejamento com as instituições parceiras.

Para além das ações, o especialista de Educação Ambiental da companhia, Itamar Lucas Magalhães, destaca que o Programa Atitude Ambiental busca instaurar um legado ambiental perante as futuras gerações. Segundo ele, isso só será possível se o desenvolvimento econômico estiver em conformidade com a preservação do meio ambiente, permitindo medir os impactos sociais e ambientais com os investimentos feitos pela empresa.

“O Atitude Ambiental reforça a missão da VLI de promover conexões que geram valor, resultando em mudanças de comportamentos e atitudes em relação ao meio ambiente. Deste modo, o propósito do programa é, justamente, permitir que a população se reconheça como sujeito social capaz de compreender a integração entre sociedade e natureza e, assim, sinta-se motivada a desenvolver ações sustentáveis”, explica.

Nesta perspectiva, Itamar ressalta que, para que este objetivo seja alcançado, foram firmadas parceiras com escolas, poder público, lideranças comunitárias, conselhos, organizações não governamentais e as comunidades em geral dos municípios que a VLI atua. Atualmente, a companhia está em 10 estados e no Distrito Federal.

“Ano passado quebramos muitos paradigmas acerca das questões ambientais, principalmente no Maranhão. Realizamos palestras, treinamentos e iniciamos a realização de oficinas práticas com a comunidade com resultados positivos, pois o trabalho foi feito de forma integrada com as instituições das cidades. Por isso, esperamos que, neste ano, possamos ter mais resultados em prol das causas do programa, em conjunto”, finaliza.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário