03 março 2022

Inspeção do COREN revela irregularidades na saúde do Maranhão


O Raio X da saúde no interior do Maranhão é cada vez mais alarmante. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), a situação beira a condição sub-humana de atendimento à população e de condições de trabalho para os profissionais saúde.

Em recente inspeção realizada pelo Presidente do Conselho, José Carlos Júnior, e diretores da entidade, em hospitais públicos dos municípios da baixada maranhense, foram constatadas diversas irregularidades na estrutura, atendimento e condições de trabalho dos profissionais, que deixam inclusive em risco a saúde dos pacientes.

Na cidade de Governador Nunes Freire, logo de cara a equipe constatou o abandono da ambulância na porta do Hospital e pacientes transportados indevidamente. A unidade regional atende as cidades de Maracaçumé, Maranhãozinho, Centro Novo do Maranhão, Presidente Médici e Junco do Maranhão.

Dentro da unidade, materiais de insumo expostos no chão, o forro e o piso deixam em risco a saúde coletiva, tanto dos profissionais quanto dos pacientes. Na internação o problema é pior, desde os sanitários que não oferecem segurança, e higiene aos pacientes no momento do banho, até o cilindro de oxigênio que deveria estar fixado em local adequado, está amarrado ao lado da maca.


“Nós encontramos inúmeras irregularidades e a população vem sofrendo com essa situação, o hospital está um verdadeiro descaso, a população não precisa desse atendimento irregular”, acrescentou José Carlos Júnior.

Ainda a diretora do Coren-MA, Kelly Inaiane, a situação encontrada nas unidades será denunciada para órgãos de controle sanitário, “lamentamos a forma de como os pacientes e os profissionais de enfermagem estão alocados. Enquanto Conselho de Enfermagem, iremos denunciar para os outros órgãos de controle”, finalizou.


Fonte: Blog da Keith Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário