29 dezembro 2021

Queiroga anuncia envio de vacinas e medicamentos para cidades baianas castigadas pelas chuvas

BRASÍLIA (Reuters) -O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira que a pasta vai enviar vacinas e medicamentos para cidades baianas castigadas por fortes chuvas que abateram a região e destruíram os suprimentos de remédios e imunizantes de diversos municípios.

“O Ministério da Saúde está levando insumos estratégicos, vacinas contra Influenza, contra Hepatite A, medicamentos para atender pessoas que eventualmente contraiam leptospirose, para prevenção das diarréias agudas, enfim, toda a necessidade de atender a emergência sanitária decorrente dessa catástrofe natural”, disse Queiroga em vídeo ao lado do ministro da Cidadania, João Roma.

Eles destacaram o fato de terem feito uma videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro, que recomendou a eles toda a atenção à região, disseram.

Bolsonaro está desde segunda-feira passando férias no litoral de Santa Catarina, o que tem sido alvo de críticas. Há duas semanas, ele fez um sobrevoo em áreas atingidas pelas fortes chuvas na Bahia, mas decidiu não retornar ao Estado depois das últimas enchentes.

Mais cedo, Queiroga, havia afirmado que a pasta também vai enviar mais recursos e médicos para cidades baianas atingidas pelas chuvas, embora não tenha detalhado o quantitativo desses repasses.

“Vamos trabalhar hoje na perspectiva de termos mais recursos para a saúde pública da Bahia. Vamos fortalecer a atenção primária com médicos e também a atenção especializada, estou com uma equipe técnica discutindo esse assunto para ver como podemos fortalecer com recursos financeiros”, disse.

“O presidente Jair Bolsonaro me ligou logo cedo pedindo que nós possamos dar toda atenção ao povo da Bahia, já temos médicos emergencistas na área, os médicos da atenção primária devem chegar logo na primeira semana de janeiro”, reforçou ele, em entrevista na porta do ministério.

A Reuters contactou, por email, o Ministério da Saúde para obter detalhes dessas ações, mas não recebeu retorno de imediato.

Fonte: IstoÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário