22 dezembro 2021

Personalidades serão condecoradas pela Câmara de São Luís com Medalha Simão Estácio da Silveira

A condecoração é realizada anualmente pela casa legislativa e destaca pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e pelo bem estar dos ludovicenses

A maior honraria concedida pela Câmara Municipal de São Luís – a Medalha Simão Estácio da Silveira – será entregue a várias personalidades em cerimônia, nesta quarta-feira (22), no Villa Reale Buffet, Avenida Holandeses, Calhau, a partir das 19h30.

A condecoração é realizada anualmente pela casa legislativa e destaca pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e pelo bem estar dos ludovicenses. O evento seguirá normas sanitárias por conta da pandemia do coronavírus. Há 25 anos a medalha é concedida pela casa.

O presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), conduzirá a cerimônia para a qual foram convidadas autoridades políticas e representantes dos poderes. “Uma comenda que registra a importante atuação de Simão Estácio da Silveira, o primeiro comandante do parlamento, e que muito fez pela cidade. Agora, em seu nome, homenageamos diversos cidadãos, que também ofertaram sua vida, sua função e seu serviço, neste ano, em defesa de São Luís. Parabéns à Estácio da Silveira e aos que serão agraciados”, destacou.

Recebem a honraria, personalidades escolhidas pelos vereadores – cada parlamentar indica até três nomes. O evento deste ano segue um cronograma mais restrito, devido ainda à Covid-19.

Homenagem

A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05/95 do plenário. Maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, é destinada às personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o desenvolvimento e a melhoria do município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades.

Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.

Fonte: Câmara Municipal de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário