06 janeiro 2022

Segunda instituição pública mais elogiada do executivo federal é o HU-UFMA


E mais uma vez o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está entre as primeiras colocadas no ranking das instituições do executivo federal mais elogiadas do Brasil, de iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU). Com 619 elogios durante todo o ano de 2021, o HU-UFMA ficou na segunda posição.

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, a Administração Federal recebeu 9.181 elogios de usuários de serviços públicos de 320 instituições federais. No mesmo período, a Rede Ebserh registrou mais da metade dos elogios do Executivo Federal, no qual as Ouvidorias registraram 4.842 (52,7%). Das dez primeiras colocações no ranking de elogios, sete são unidades da Rede Ebserh.

O painel Resolveu? é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema e-Ouv. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa.

Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o painel visa dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Segundo a Ouvidora Geral da Ebserh, Savana Dantas, as ouvidorias públicas costumam lidar mais com insatisfações. “Por isso, quando uma instituição como a Ebserh, que lida com saúde e educação, consegue atingir mais de 50% de todos os elogios registrados entre mais de 300 instituições, é sinal de que há um diferencial. O resultado da Rede Ebserh em 2021 coroa um ano de trabalho sério, muita capacitação e, sobretudo, trabalho em rede”, finalizou.

As 39 Ouvidorias das unidades da Rede Ebserh/MEC formam a Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF).

O reconhecimento configura a instituição como uma das mais bem vistas pelo público interno/externo. Os elogios são referentes, em sua maioria, a satisfação do usuário com o atendimento prestado, mais especificamente ao atendimento dos profissionais da equipe de saúde nas enfermarias durante as internações dos pacientes.

A ouvidora substituta do HU-UFMA, Larissa Nayara de Oliveira, reforça a importância desse resultado como feedback positivo do serviço prestado pelo hospital “O desempenho do HU-UFMA no ranking da Controladoria Geral da União, como a segunda instituição federal mais elogiada no país, foi possível graças à dedicação de cada profissional que exerce suas atividades diariamente sempre em busca da excelência no atendimento, pois  reconhecem a importância do seu trabalho na saúde e na vida de cada usuário que busca os serviços oferecidos deste hospital.”

Ela acrescenta ainda que a Ouvidoria tem registrado elogios direcionados aos mais variados setores, tanto pessoalmente pelo próprios usuários, quanto através das Caixas de Manifestações espalhadas pelos corredores, também por e-mail e diretamente na plataforma Fala.Br. “Todo esse conjunto de esforços faz com que a comunidade se sinta cada vez mais bem acolhida pelo HU-UFMA, gerando o reconhecimento, o que tem levado cada vez mais as pessoas a buscarem a Ouvidoria para demonstrarem a sua satisfação através do registro de elogios aprovando o bom trabalho desenvolvido pela instituição.”

A superintendente Joyce Santos Lages parabenizou a todos os colaboradores pelo empenho e dedicação no cuidado ao paciente “Esse resultado é um reflexo espontâneo do atendimento qualificado e humanizado desenvolvido em nosso hospital. Ficamos muito felizes e com o coração leve por estarmos no caminho certo.

Fonte: Diego Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário