De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021, a Administração Federal recebeu 9.181 elogios de usuários de serviços públicos de 320 instituições federais. No mesmo período, a Rede Ebserh registrou mais da metade dos elogios do Executivo Federal, no qual as Ouvidorias registraram 4.842 (52,7%). Das dez primeiras colocações no ranking de elogios, sete são unidades da Rede Ebserh.
O painel Resolveu? é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema e-Ouv. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa.
Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o painel visa dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.
Segundo a Ouvidora Geral da Ebserh, Savana Dantas, as ouvidorias públicas costumam lidar mais com insatisfações. “Por isso, quando uma instituição como a Ebserh, que lida com saúde e educação, consegue atingir mais de 50% de todos os elogios registrados entre mais de 300 instituições, é sinal de que há um diferencial. O resultado da Rede Ebserh em 2021 coroa um ano de trabalho sério, muita capacitação e, sobretudo, trabalho em rede”, finalizou.
As 39 Ouvidorias das unidades da Rede Ebserh/MEC formam a Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF).
O reconhecimento configura a instituição como uma das mais bem vistas pelo público interno/externo. Os elogios são referentes, em sua maioria, a satisfação do usuário com o atendimento prestado, mais especificamente ao atendimento dos profissionais da equipe de saúde nas enfermarias durante as internações dos pacientes.
A ouvidora substituta do HU-UFMA, Larissa Nayara de Oliveira, reforça a importância desse resultado como feedback positivo do serviço prestado pelo hospital “O desempenho do HU-UFMA no ranking da Controladoria Geral da União, como a segunda instituição federal mais elogiada no país, foi possível graças à dedicação de cada profissional que exerce suas atividades diariamente sempre em busca da excelência no atendimento, pois reconhecem a importância do seu trabalho na saúde e na vida de cada usuário que busca os serviços oferecidos deste hospital.”
Ela acrescenta ainda que a Ouvidoria tem registrado elogios direcionados aos mais variados setores, tanto pessoalmente pelo próprios usuários, quanto através das Caixas de Manifestações espalhadas pelos corredores, também por e-mail e diretamente na plataforma Fala.Br. “Todo esse conjunto de esforços faz com que a comunidade se sinta cada vez mais bem acolhida pelo HU-UFMA, gerando o reconhecimento, o que tem levado cada vez mais as pessoas a buscarem a Ouvidoria para demonstrarem a sua satisfação através do registro de elogios aprovando o bom trabalho desenvolvido pela instituição.”
A superintendente Joyce Santos Lages parabenizou a todos os colaboradores pelo empenho e dedicação no cuidado ao paciente “Esse resultado é um reflexo espontâneo do atendimento qualificado e humanizado desenvolvido em nosso hospital. Ficamos muito felizes e com o coração leve por estarmos no caminho certo.”
Fonte: Diego Emir
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