11 janeiro 2022

DNIT faz estudos ambientais para estender duplicação da BR-135 até Miranda do Norte


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está realizando estudo ambiental para garantir a extensão da duplicação da BR-135 até o município de Miranda do Norte. Esse procedimento é necessário para garantir a continuidade dos serviços e liberação de nivas frentes de obras. Em 2021, a autarquia concluiu um trecho de sete quilômetros das obras de duplicação da BR-135/MA (Km 51 ao Km 58). 

E para este ano, as equipes seguem firme com os trabalhos no trecho localizado entre os quilômetros 58 e 69. Conforme planejado, a duplicação total dos 18 quilômetros (Km 51 ao Km 69) está em execução, integrando o lote 02, que vai de Bacabeira até Santa Rita.

Os trabalhos irão garantir melhoria nas condições de trafegabilidade na rodovia maranhense, única via terrestre de entrada e saída da capital, São Luís.


Parceria

Ainda em 2021, o DNIT concluiu os últimos seis quilômetros de restauração referentes ao trecho de 16 quilômetros da BR-135/MA. É o último segmento do lote 01 da BR-135/MA (km 25 ao km 42), que liga a saída da cidade de São Luís até Bacabeira. A obra foi realizada em parceria com o 1º Grupamento de Engenharia do Exército e executada pelo 3º Batalhão de Engenharia de Construção, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED). 

Também no ano passado, o DNIT avançou com os trabalhos de manutenção na BR-226/MA. Foram executados serviços de TSD (tratamento superficial duplo), no município de Jenipapo dos Vieiras, que corta a terra indígena Cana Brava, situada no Km 346. Foram recuperados 200 quilômetros de pista desta importante rodovia, que liga os municípios de Presidente Dutra e Grajaú. É um segmento de grande relevância para o Estado, sendo uma das principais vias de acesso entre a Região Tocantina e demais regiões do Nordeste.


Em 2021, o DNIT/MA também concluiu os serviços de reforma e manutenção de atracadouros hidroviários no estado do Maranhão. 

Tais estruturas são fundamentais no auxílio à navegação local e garantem grandes benefícios às comunidades ribeirinhas, permitindo as operações de embarque e desembarque com segurança para os usuários. 

Além disso, as instalações são de extrema importância para a economia local, pois permitem o transporte de insumos e mercadorias. Ao todo, o DNIT/MA possui 22 estruturas portuárias sob sua responsabilidade.


Além desses empreendimentos, foram concluídos 147 quilômetros de pista completamente recuperada na BR- 222/MA, sendo 100 km entre os municípios de Miranda e Bela Vista (km 250 ao km 350);  e mais 47 quilômetros, entre Santa Inês e Santa Luzia (km 263 ao km 310).  

O DNIT entregou, ainda, 168 quilômetros de pista nova na BR- 316/MA, entre os municípios de Nova Olinda e Olho D’água das Cunhãs (km 153 ao km 321). 

Nesses segmentos, foram executados os serviços de tapa buraco, remendo profundo, reestabilização de base com adição de material, roçada e aplicação de CBUQ.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário