09 janeiro 2022

Para conter disseminação da Covid-19, MP do Maranhão recomenda proibição do Carnaval e outras festas


O Ministério Público do Maranhão recomendou em todo o estado a proibição de festas e demais eventos que passam causar aglomerações e a adoção de várias outras medidas para prevenir a disseminação da Covid-19, que registra uma nova onda de contágio em todo o país. De acordo com o documento, expedido no último dia 7 e assinado pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, o uso de máscaras deve ser obrigatório em ambientes abertos e fechados em todos os 217 municípios maranhenses.

A recomendação do MPMA decorre da maior propagação das variantes do novo coronavírus Delta e Ômicron neste início de ano. Outra motivação é favorecer o enfrentamento do estado de calamidade pública decretado no último dia 3 pelo governador Flávio Dino (PSB).

Em suas considerações, o procurador-geral de Justiça cita ainda o número de mortes causadas pela Covid-19 no Maranhão, que já ultrapassou 10 mil, com 370 mil casos confirmados. Citou ainda as estatísticas nacionais, que apontam 619 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus até o momento.

Eduardo Hiluy Nicolau quer ainda que os órgãos competentes, a exemplo da Polícia Civil, das secretarias estadual e municipais de Meio Ambiente e do Corpo de Bombeiros, emitam licenças autorizando festas e outros eventos que promovam aglomerações em todo o Maranhão enquanto durar a crime sanitária causada pela Covid-19.

O chefe do MP estadual deu prazo de cinco dias para que todo os prefeitos maranhenses respondam à sua recomendação. Confira: 

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário