24 novembro 2021

Saúde do homem é tema de palestra para servidores da Câmara de São Luís

Encontro discutiu como promover o maior envolvimento do homem na rede de Atenção Primária


A prevenção do câncer de próstata foi o tema central da palestra “Se cuidar também é coisa de homem!”, promovida pela Câmara Municipal de São Luís (CMSL), na manhã desta quarta-feira (24), com o objetivo de conscientizar os servidores, parlamentares e assessores de vereadores sobre os cuidados com a saúde integral do homem para evitar o agravamento de doenças e evitar o sofrimento entre a população masculina.

A ação foi realizada das 9h às 10h e ocorreu no auditório da sala de atos da Casa. O vereador Antônio Garcez (PTC), que prestigiou o evento, destacou a importância de realizar iniciativas que visam conscientizar os colaboradores, parlamentares e o público que frequenta o Legislativo sobre os cuidados com a saúde do homem.

“O câncer de próstata e a segunda causa de morte no sexo masculino, portanto, a única forma de prevenção e a rotina que todo homem deve realizar anualmente para detecção precocemente e assim com chances de cura. Por isso, palestras como essas nos dá um entendimento de que precisamos, sim, estar conscientes desse cuidado”, alertou o líder do PTC na Casa.

Importância de incentivar

A palestra foi ministrada pelo técnico do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso/SAPAVS/SES, José Ribamar Patrício, responsável pela política de saúde integral do homem, que também destacou a importância de incentivar os homens a melhorarem os cuidados com a saúde.

“O objetivo foi apresentar aos servidores a importância de buscar a prevenção e o tratamento em alguns casos como nos exames para diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Justamente por isso o Novembro Azul é tão importante, pois possibilita discussões sobre a saúde do homem de forma clara e abrangente”, frisou o palestrante.

Alerta ajuda na prevenção

O evento agradou bastante os funcionários. Entre os trabalhadores que participaram da atividade educativa está Francisco Ferreira dos Reis, de 56 anos, lotado no gabinete da presidência, que falou do encontro especial.

“Foi um momento especial onde tomamos conhecimento de que muitas doenças poderiam ser evitadas se ocorresse a procura às unidades de saúde de forma antecipada, o que pode ajudar a diminuir em muito as taxas de adoecimento. Por isso, em minha opinião, foi importante essa abordagem”, destacou.

Na avaliação do gestor de Qualidade da Câmara, Bruno Lima, iniciativas como essas são importantes para incentivar a prevenção contra diversas doenças tanto entre os servidores e vereadores como na população em geral.

“Novembro é o mês em que os profissionais de saúde reforçam as estratégias de convencimento, a fim de explicar aos homens sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado para cada doença diagnosticada. A prevenção deve ser durante o ano todo”, ressaltou.

Atividades para debater o tema

Essa é a terceira atividade alusiva à campanha Novembro Azul que a Câmara realiza no mês. No dia 09, uma live com o tema “A importância dos Cuidados com a Saúde Integral do Homem”, foi realizada por meio do perfil institucional da Casa Legislativa no Instagram, @camaraslz, e podendo ser acompanhada pela população através do aplicativo.

O evento, de iniciativa do Departamento de Comunicação Organizacional e do Setor de Recursos Humanos, teve por objetivos principais informar a população masculina e conscientizá-la sobre a importância dos cuidados com a saúde integral do homem, bem como alertar a todos que o cuidado com a saúde salva vidas.

Já no dia 17, em parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Serviço Social da Indústria (SESI), foi realizado o Dia D da campanha Novembro Azul, com foco não apenas na atenção à saúde do homem, mas de todos os servidores e vereadores da Casa.

A ação, promovida pelo gabinete do vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), foi realizada das 9h às 13h e ocorreu em salas da Câmara e em duas Unidades Móveis do SESI, estacionadas no pátio da Casa de Leis.

Fonte: Câmara Municipal de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário