03 novembro 2021

Dr. Gutemberg encerra outubro rosa com ações de saúde e lazer


Para encerrar as ações do Outubro Rosa na campanha contra o câncer de mama, o vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg, promoveu ações de saúde e lazer por meio do projeto ‘Cuidando de Você’.

Na última sexta-feira de outubro (29), o projeto proporcionou dois momentos especiais com aulas de ritmos e zumba para as moradoras do bairro Radional e adjacências. Em outra ação, o projeto beneficiou as profissionais do Hospital HTO – Hospital de Traumatologia e Ortopedia.

“A atividade física tem um papel fundamental quando falamos em prevenir e tratar o câncer. Até para as pessoas que estão em tratamento contra o câncer de mama, se movimentar faz parte da prescrição médica. O projeto Cuidando de Você, como o nome diz, cuida da gente, da nossa população com ações de saúde e lazer. Iniciamos o novembro azul, na luta contra o câncer de próstata e destacando os cuidados com a saúde do homem. Mas fortaleço que as mensagens deixadas pelo outubro rosa devem ser lembradas todo o ano: prevenção primária, detecção precoce e mamografia. Quem se ama, se cuida!”, afirma Dr. Gutemberg.

Nas duas ações especiais do projeto ‘Cuidando de Você’, as participantes estavam vestidas de rosa em alusão à Campanha contra o Câncer de Mama. E foi se exercitando de forma divertida e contagiante, que elas receberam as mensagens do outubro rosa.

No bairro da Radional, as aulas de ritmos do projeto já são realizadas durante todo o ano, três vezes na semana. Há três anos, a dona de casa, Francisca das Chagas, 63 anos, participa do projeto. Ela conta que já perdeu peso e se sente mais disposta para as tarefas do dia a dia.


O projeto Cuidando de Você foi a melhor coisa que aconteceu para os moradores da Radional. No bairro, temos muitos casos de diabetes e doenças do coração. Se todo o bairro tivesse um vereador que cuidasse da população, assim como o Dr. Gutemberg cuida da gente, seria maravilhoso. Eu perdi peso e estou envelhecendo com mais saúde”, disse Francisca das Chagas.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), com 60 mil novos casos por ano, o câncer de mama é o segundo mais comum entre as brasileiras. Apesar dos números assustarem, 30% dos casos podem ser evitados quando uma rotina saudável é adotada.

A atividade física desempenha um papel importante na redução do risco de outros tipos de câncer. A falta de exercícios físicos, a má alimentação e o estresse têm sido os principais contribuintes para o crescente número de casos de doenças crônicas, incluindo as cardiovasculares, o diabetes e o câncer.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário