08 julho 2017

MORTE NO CENTRO DE JUVENTUDE CANAÃ

Por Caio Hostilio 
Um adolescente foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (6), no Centro de Juventude Canaã, no bairro Vinhais, em São Luís, administrado pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac). A Superitendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) investiga o caso.
O jovem era de Pedreiras, distante 276km de São Luís, e estava cumprindo medidas sócio-educativas na Casa há 14 dias.
As primeiras informações dão conta de que ele foi encontrado com sinais de enforcamento. Ele dividia um quarto com outros dois adolescentes, sendo que um teria assumido o crime.
Durante a tarde, delegados e investigadores da SHPP colheram informações sobre o caso para buscar confirmar a autoria do crime e esclarecer as circuntâncias. Na sequência, repassaram a investigação para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).
Sobre a morte do adolescente na unidade do Centro de Juventude Canaã, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informou, por meio de nota, que a direção do Centro já registrou um boletim de ocorrência e a família do adolescente morto já está recebendo todo apoio da instituição.
Ainda conforme a nota foi providenciado o suporte para o funeral como urna funerária, higienização e conservação do corpo e translado para o município de Pedreiras.

Leia a íntegra da nota:
“A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), sobre a morte do adolescente na unidade do Centro de Juventude Canaã, no bairro do Vinhais, em São Luís, acrescenta que: 1) A Direção do Centro de Juventude Canaã já registrou boletim de ocorrência e a perícia já foi realizada no local. O caso está sendo apurado pela Secretaria de Segurança Pública; 2) A família foi informada sobre o ocorrido com o adolescente e a Funac está dando todo o apoio e acompanhamento psicológico. Foi providenciado ainda o suporte para o funeral (urna funerária, higienização e conservação do corpo) e translado para o município de Pedreiras, com acompanhamento de uma equipe técnica da Funac e Sedihpop para entrega do corpo aos familiares e demais trâmites legais; 3) Informou também ao sistema de justiça sobre o fato (2° Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público e a Defensoria Pública); 4) A presidente da Funac, Elisângela Cardoso, e o secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, juntamente com a Superintendência de Combate à Violência Institucional, Secretaria Adjunta de Direitos Humanos da Sedihpop e a da Coordenadora do Programa Pacto Pela Paz, receberam, para mais esclarecimentos sobre o caso, membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão (Cedca); do Centro de Defesa Padre Marcos Passerini; do Sindicato dos Servidores da Funac; e o promotor do Ministério Público, Raimundo Nonato Cavalcante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário