24 julho 2017

A UNIVERSIDADE VOLTA A DEBATER A SOCIEDADE - CEUFMA 2017

 Durante o ultimo final de semana, mais precisamente no dia 20 de julho (sexta-feira), vários estudantes da Universidade Federal do Maranhão se reuniram para discutirem problemáticas internas e externas aos muros que a cercam.
O CEUFMA 2017, o fórum de discussão e deliberação máxima dos estudantes da instituição, o congresso aconteceu no auditório da pós graduação do CCBS e contou com a presença de mais de 100 estudantes durante todo o dia com representantes de 38 cursos de 6 campi do continente e de São Luís.
O objetivo foi debater e trocar opiniões sobre a UFMA, avaliar as políticas públicas, a ação do movimento estudantil, os avanços na área da educação, infraestrutura, ensino, pesquisa e extensão, esporte, direitos humanos e outros assuntos importantes.

O palestrante principal do encontro foi o atual presidente do SINDJUS Anibal Lins, que foi dirigente do DCE no ano de 1985 e contou um pouco da sua experiência no movimento estudantil, passando sobre a conjuntura da sua época até os dias de hoje.
Houve também grupos de discussão, que foi o momento de formular, discutir e construir os rumos do movimento estudantil para os próximos três anos de gestão do Diretório Estudantil – DCE 17 de Setembro.
A entidade tem como base, a defesa dos interesses dos estudantes, promover campanhas específicas e também participar, historicamente, dos principais debates e lutas do Estado e do País.
Uma conquista inédita do movimento estudantil que este congresso tenha sido realizado de forma independente financeiramente e autônomo de qualquer governo e reitoria. E a partir disso conseguiram debater problemas crônicos da universidade oriundos da má gestão da atual administração.
Ao final do CEUFMA foi eleita de forma democrática e participativa uma nova gestão para o DCE legalmente constituída que terá o triênio de 2017-2020 para fomentar a construção de um dialogo com os estudantes para energizar o movimento estudantil dentro da UFMA que sempre foi protagonista no Maranhão na luta por uma educação de qualidade e uma sociedade melhor para a população do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário