06 julho 2017

HELENA E SUA LUTA EM PROL DA SAÚDE NA CAPITAL MARANHENSE

Por Ilha Rebelde
Essa semana houve um alarde por parte de alguns blogs da cidade postando uma denúncia de uma mãe onde seu filho estava em cadeira recebendo soro, cremos ser salutar qualquer tipo de denúncia desde que ela tenha embasamento factual levando em consideração a conjuntura e o histórico do ambiente.
Precisamos lembrar que o Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos – o Hospital da Criança é um hospital de referência no estado, ele recebe uma grande demanda do das cidades do interior e houve a necessidade de readequações, dentre as quais: ampliação do eixo vermelho com mais 9 leitos, totalizando 18 leitos com equipe de 4 médicos intensivistas, ampliação do espaço para a observação, diminuindo o contingente de pacientes e acompanhantes nos corredores.
Em média, o Hospital da Criança atendia aproximadamente 52,4 mil procedimentos e três mil internações por mês. Após a entrega da ampliação, a expectativa é que esses números sejam duplicados, disponibilizando serviços que, até então, não eram oferecidos na modalidade pediátrica.
Nos últimos 30 dias entre 1 de junho e 3 de julho de 2017, deram entrada na unidade 4.046 pacientes entre 0 e 12 anos, da capital e do interior do estado que é um número considerável se formos analisar que o hospital passa por uma reforma de ampliação.
Entramos em contato com a secretária municipal de saúde a Dra. Helena Duailibe para verificar a denúncia e para ver o posicionamento da SEMED, ela explicou ao redator desse blog que o hospital está passando por adequações que vão beneficiar cada vez mais a população de ludovicense e do estado. “O hospital da criança mesmo com a ampliação ocorrendo e a diminuição de espaço físico na atual estrutura, situação compreensível diante da realização da obra não deixou de atender a demanda crescente. Com a implantação de algumas ferramentas de gestão, como o Núcleo Interno de Regulação e o Núcleo de Acesso à Qualidade Hospitalar, se tem avançado no giro de leito interno e intensificação das transferências externas, bem como a organização dos processos de trabalho que contribui para a definição de papéis e execução do serviço com maior eficiência e efetividade. Quanto à estrutura física, especialmente dos banheiros, está no planejamento iniciar reparos ainda nesta semana.” – Afirmou Dra. Helena Duailibe
Obras são sempre desconfortáveis e mexem com a estrutura e o fluxo de trabalho seja em qual área for, mas a prefeitura tem investido muito e principalmente na área da saúde, a Dra. Helena Duailibe tem feito um excelente trabalho na frente da pasta, ela conseguiu desafogar o Socorrão II e graças aos seus esforços logo logo o Hospital da Criança vai estar em seu pleno funcionamento com seus quatro andares; 178 leitos de internação; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 11 leitos, incluindo área de isolamento; laboratório de análises clínicas; cento de diagnóstico e imagem; e mais 25 enfermarias.
Sem falar que agora o hospital vai contar com centro cirúrgico com quatro salas de grande porte e, ainda, passará a oferecer serviços completos de diagnósticos por imagem, como ultrassonografia e tomografia computadorizada.
Crianças de todo estado não vão precisar mais ficar pulando de hospital em hospital como acontecia nas gestões anteriores e poderão concluir todo o diagnóstico e tratamento no Hospital da Criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário