19 julho 2020

Adriano é a opção de renovação na eleição em São Luís

Adriano Sarney: Único Sarney com cargo eletivo, Adriano flerta com ...
Apesar do foco da eleição para a disputa da Prefeitura de São Luís estar praticamente na direção de Eduardo Braide, Duarte Júnior, Neto Evangelista e Rubens Pereira Júnior, existe uma grande novidade na corrida eleitoral desse ano: Adriano Sarney. Ele será responsável por fazer história, caso mantenha-se não briga pelo Palácio de La Ravardiere.
Desde a redemocratização do país, São Luís já teve nove disputas para o cargo de prefeito e em nenhuma delas teve a presença de um Sarney.
O grupo que sempre temeu o eleitorado de São Luís, preferiu terceirizar o desafio de disputar a eleição na capital. E todos fracassaram, coincidentemente o que chegou mais próximo foi aquele que tinha laços políticos e familiares mais estreitos com o Grupo Sarney.
Foi João Alberto que em 1992 foi ao segundo turno contra Conceição Andrade, apoiada por Jackson Lago.
Antes Jaime Santana e Carlos Guterres também chegaram próximos, mas fracassaram.
Depois da derrota de 92 no segundo turno, o Grupo Sarney se distanciou completamente. Em 1996, apoiou Pedro Fernandes terminou com 7%; 2000 Jackson e Roseana estavam unidos; 2004 Ricardo Murad (recém-aliado, antes era adversário) terminou com 7%; 2008, um consórcio com Raimundo Cutrim, Gastão Vieira, Cleber Verde, Waldir Maranhão e Pedro Fernandes nem chegou perto dos 15%, todos juntos; 2012 foi a vez de Washington Luiz que terminou com 11% e 2016, o vexame com Fábio Camara e os seus 3%.
Posto isso, o deputado estadual Adriano Sarney será o primeiro membro da família Sarney a encarar a disputa na capital maranhense. Sem temer a população ludovicense, o parlamentar cria um laço com o povo daqui, está dentro das comunidades, visita às feiras, pisa na lama dos problemas de uma cidade que tem mais de 400 anos.
Adriano Sarney teria a oportunidade de revidar o discurso falacioso que Flávio Dino, o PCdoB e aliados usaram nas campanhas de 2014 e 2018, ao afirmar que o Grupo Sarney mandou no Maranhão por 50 anos. O deputado estadual poderia usar com razão e este sim verdadeiro, o discurso que o PDT está mais de 30 anos comando da capital. Todas as eleições desde 1988 tiveram o PDT a frente com Jackson Lago (1988, 1996 e 2000), Conceição Andrade (1992), Tadeu Palácio (2004), Castelo (2008) e Edivaldo (2012 e 2016). E os problemas seguem os mesmos.
Porém, Adriano Sarney mostra que São Luís está cansada de picuinhas, de querelas políticas etc. O deputado estadual tem um discurso propositivo para São Luís. Tanto que assim já faz na Assembleia, garantindo aprovação de importantes projetos: suspensão da cobrança de empréstimos, proibição do corte de serviços essenciais durante a pandemia, oxímetro gratuito nas farmácias etc.
Adriano tem formação em Economia com pós-graduação em uma das universidades mais importantes do planeta, Harvard nos Estados Unidos. Profundo conhecedor de temas econômicos, sociais, ambientais etc.
A entrada de Adriano Sarney é a oportunidade de enriquecer um debate político em São Luís, que anda tão baixo, basta lembrar que ainda se debate quem mais asfaltou a cidade.
2020 é uma oportunidade única para o Grupo Sarney ganhar um novo oxigênio, assim como fez ACM Neto na Bahia. O carlismo que estava desgastado, praticamente morto, deu a volta por cima com as duas gestões exitosas em Salvador, através do neto de Antônio Carlos Magalhães.
Hoje, o herdeiro de ACM é cotado para disputar o governo baiano ou à presidência da República em 2022.
O grupo Sarney poderia mirar nesse exemplo para quem sabe voltar obter vitórias. Depois de 2018, quando Roseana, Lobao e Sarney Filho foram derrotados, basta pequenos erros ou novas omissões para que o grupo político seja varrido definitivamente.
Adriano Sarney é o último fio de esperança e José Sarney com certeza também tem essa visão, e ainda que não consiga unificar seu grupo aqui no Maranhão para esta batalha, ele de alguma forma poderá ajudar o neto a trilhar este caminho de quem sabe reconstrução.
Por Diego Emir

Nenhum comentário:

Postar um comentário