27 julho 2020

'A epidemia continua fora de controle', diz médico sanitarista

Especialistas dizem que epidemia de coronavírus deve durar vários ...
O Brasil ainda está na primeira onda do coronavírus, afirma o médico sanitarista e professor do Centro Universitário São Camilo, Sérgio Zanetta, em entrevista à CNN na tarde deste domingo (26).
"Não é ainda a segunda onda, ainda é a primeira onda. As cidades estão vivendo a consequência de uma quarentena muito mal conduzida ou praticamente de um sistema sem controle do isolamento social. Minas Gerais, os Estados do Sul tiveram um comportamento muito liberal em relação à pandemia, diferentemente de outros Estados. Então estão colhendo os frutos da grande circulação de vírus nesse período", analisa.
Continuar usando máscara é fundamental. "É uma doença que se apresentou nos últimos meses, estamos aprendendo sobre a doença. Não há hoje controvérsia, do ponto de vista científico, mas um reconhecimento absoluto que o uso da máscara é um fator de proteção à transmissão da Covid. Estudos atuais apontam que ela é mais importante do que pensávamos anteriormente".
"O número de casos continua subindo, avançando, progredindo. Mesmo a letalidade tendo diminuindo, está num patamar muito alto. A epidemia não está controlada, ela continua fora de controle, com alto grau de transmissão, e por isso mantemos um grande número de óbitos", continua Zanetta.
O médico sanitarista tirou várias dúvidas dos telespectadores, como se é possível contrair novamente Covid-19 e qual a melhor forma de desinfectar superfícies. 
Por CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário