O Tribunal de Justiça do Maranhão promoverá o primeiro Mutirão de Saúde Bucal do Poder Judiciário, de 21 a 25 de novembro, como parte do conjunto de ações de qualidade de vida do projeto Bem-Estar no Judiciário.
O agendamento para a triagem, exclusivo para servidores(as) e magistrados(as), já pode ser feito a partir desta segunda-feira, 14, de forma presencial na Divisão Odontológica do Tribunal ou por meio de ligação telefônica para o número (98) 3198-4386. As vagas são limitadas.
A decisão pela realização do mutirão, tomada em conjunto pela equipe da Divisão Odontológica e pela Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial do TJMA, surgiu como uma medida alternativa frente a uma demanda reprimida de servidores(as) e magistrados(as) que buscam por atendimento odontológico.
O principal objetivo do Mutirão de Saúde Bucal é ampliar o volume de atividades assistenciais preventivas e curativas já desenvolvidas na Divisão Odontológica do TJMA, em um curto espaço de tempo e tendo como foco principal a saúde de servidores(as) e magistrados(as). O local de atendimento será no prédio da Divisão, anexo ao Palácio da Justiça Clóvis Bevilacqua.
TRIAGEM
No período de atendimento, os cirurgiões-dentistas realizarão, inicialmente, uma triagem odontológica, por meio de exame clínico detalhado e definição de necessidade e prioridade de atendimento clínico.
A intenção é que seja realizado em um mesmo dia (21) o exame de 48 pacientes e, no decorrer da mesma semana (de 22 a 24), disponibilizada uma ou até duas vagas para tratamento clínico, a depender da necessidade e prioridade de cada paciente.
Ao final da semana do Mutirão de Saúde Bucal, a Divisão Odontológica do TJMA pretende alcançar um volume de cerca de 100 atendimentos, entre triagem e tratamentos clínicos.
ATENDIMENTO
Após o agendamento o(a) usuário(a) receberá um e-mail institucional com informações sobre a data e o horário que deverá comparecer à Divisão Odontológica para atendimento.
Em função da dinâmica de atendimento, nesta segunda-feira (14) – dia normalmente reservado para agendamentos – o sistema Salus não estará disponível para atender a este serviço.
Todos os(as) usuários(as) que solicitarem agendamento para o mutirão serão marcados(as), inicialmente, para o dia 21 de novembro. Para essa data serão disponibilizadas 48 vagas, sendo 36 no turno da manhã (das 8h às 11h) e 12 no turno da tarde (das 14h às 17h).
No dia 21 de novembro, os odontólogos priorizarão a realização de exame clínico detalhado, para definição de prioridades de tratamento e atualização do prontuário clínico no sistema Salus. Nesse dia, as consultas terão duração de 20 minutos.
Imediatamente após o atendimento do dia 21 de novembro, o(a) usuário(a) terá direito a novo agendamento para tratamento clínico, entre os dias 22 e 25 de novembro.
Para o período de 22 a 25 de novembro serão disponibilizadas até 64 vagas, sendo 48 para atendimentos no turno da manhã (das 8h às 11h) e 16 no turno da tarde (das 14:h às 17h). Nesses dias, as consultas terão duração de 1 hora. Dessa forma, o(a) usuário(a) poderá realizar mais de um atendimento na mesma semana.
URGÊNCIA
Durante toda a semana do mutirão não serão disponibilizadas vagas para atendimento de dependentes e haverá disponibilidade de um atendimento de urgência no turno da tarde, às 13h.
Na ocorrência de falta a qualquer um dos agendamentos, o(a) usuário(a) perderá o direito a remarcação e estará suspenso(a) por 30 dias para marcação de consulta odontológica pelo Salus.
Fonte: Com informações do TJMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário