"Professor, “sois o sal da terra e a luz do mundo”.
Sem vós tudo seria baço e a terra escura.Professor, faze de tua cadeira,a cátedra de um mestre.Se souberes elevar teu magistério,ele te elevará à magnificência.Tu és um jovem, sê, com o tempo e competência,um excelente mestre." (Cora Coralina)
A fala da poetisa Cora Coralina é um reconhecimento e ao mesmo tempo, um conselho. Aqueles que escolheram o sacerdócio do ensino e o compartilhar de saberes se engrandecem e dignificam outros...vão semeando esperanças, futuros, sonhos e projetos e de quando em vez são surpreendidos com a alegria gratuita de ver aquele que um dia lhes foi aluno voltar para contar grandezas e feitos.
Não à toa, outra poetisa, a Cecília Meireles, enumerou as qualidades necessárias aos professores, em texto escrito em 1930: "(...) E ter o coração para se emocionar diante de cada temperamento. E ter imaginação para sugerir. E ter conhecimentos para enriquecer os caminhos transitados."
A todos aqueles que como eu um dia abraçaram a senda da docência, o desejo de um futuro com mais reconhecimento, a alegria de novas descobertas pelo caminho e a honradez dos que se sabem portadores de boas novas,
Feliz dia (nosso) dos professores!
NATALINO SALGADO FILHO - Reitor da UFMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário