Halice Figueiredo, chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, com a jornalista Elda Borges Foto: Biaman Prado
As campanhas de vacinação promovidas nos ambientes escolares têm mostrado eficiência no Maranhão, com destaque para as contra o HPV entre meninas e meninos. O assunto foi discutido no ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, desta terça-feira (9), com a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Halice Figueiredo.
“No estado, a cobertura vacinal contra o HPV ainda está abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que define a porcentagem de ao menos 80%. Atualmente, essa cobertura está abaixo de 50%. Contudo, observamos que os números aumentam de forma expressiva quando focamos as nossas campanhas de proteção nas escolas”, esclareceu Halice Figueiredo.
Segundo a enfermeira, o acesso à informação é a chave para que a cobertura alcance o público-alvo. “As campanhas nas escolas visam sensibilizar os pais para alertar sobre a eficácia da vacina. Já aconteceu de mães chegarem até nós e falarem que nunca haviam permitido seus filhos se vacinarem porque não sabiam do que se tratava. O conhecimento muda tudo”, acrescentou.
O HPV é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. A doença está associada ao desenvolvimento dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a vacina é a medida mais eficaz de se prevenir contra o vírus.
O programa ‘Café com Notícias’, com apresentação da jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).
Fonte: Agência Assembleia
Nenhum comentário:
Postar um comentário