Nas casas mais altas, a água não chega, já em outras residências, a potência da água chega de forma insuficiente. (reprodução / TV Mirante)
SÃO LUÍS - Moradores da Vila Vitória, localizada na Zona Rural de São Luís, denunciam a falta de água na comunidade, registrada desde o ano passado, segundo os moradores. A falta de abastecimento regular tem sido um grande problema na rotina das famílias desta região.
A comunidade relata que bomba do poço que abastece parte do bairro já foi trocada por uma nova, mas ela não apresenta uma potência capaz de atender todas as residências do bairro.
De acordo com a dona de casa Margareth Madeira, a rotina dos moradores que estão sem água tem sido muito afetada pelo problema. “Nossa rotina tem sido muito afetada, a gente as vezes tem que comprar água até para beber”, disse a moradora do local.
Nas casas mais altas, a água não chega, já em outras residências, a potência da água chega de forma insuficiente para realizar as atividades domésticas diárias.
Esperando água da chuva
Muitos moradores já se habituaram a espalhar baldes nos quintais de casa para esperar que eles encham durante os dias chuvosos e, dessa forma, seja possível lavar roupas e louças nas residências afetadas.
Apesar do problema, os moradores também relatam que as contas de água continuam chegando, com valores que não condizem com a quantidade de água em casa.
Falta de água é preocupação de 58% da população brasileira
Reduzir o tempo no banho, economizar água na hora de lavar a louça e reutilizar a água da máquina de lavar roupas são apenas algumas das medidas que podem ser feitas para evitar o desperdício de água. A Pesquisa “A Percepção dos Brasileiros sobre Segurança Hídrica”, feita pela The Nature Conservancy Brasil, mostra que a falta de água é preocupação de 58% da população brasileira.
Para o gerente nacional de Sistemas de Água e Alimentos da The Nature Conservancy Brasil, Samuel Barrêto o número pode ser ainda maior. Ele acredita que as ações individuais, por exemplo, são muito importantes e todas elas contam na hora de tentar diminuir o consumo exagerado.
“Dois a três minutos no tempo do chuveiro, em cada banho, você economizaria pelo menos três a nove litros de água. Imagina isso colocado na escala de uma cidade. Então faz diferença”, destaca.
O levantamento revela que 27% das pessoas que foram entrevistadas para a pesquisa acredita que o consumo excessivo ou desperdício são vistos como os principais responsáveis por este problema. Em seguida foi levantada pela população as questões relacionadas às mudanças climáticas — 21% dos que responderam à pesquisa escolheram essa opção.
Fonte: Imirante.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário