O ex-jogador e ex-técnico José de Ribamar Silva Miranda, conhecido no meio esportivo como Professor Miranda ou “Gafanha”, oficializou nesta segunda-feira (15) sua candidatura à presidência da Federação Maranhense de Basquete (FMB) para o quadriênio 2026/2029. O registro da chapa “Tudo Pelo Basquete” foi realizado na sede da entidade, localizada no bairro Monte Castelo, em São Luís.
Composição da chapa
A chapa é formada exclusivamente por ex-atletas, todos com histórico de incentivo ao basquete maranhense. Além de Miranda como presidente, compõem o grupo:
Vice-presidente: Alderico José Coelho
Conselho Fiscal (titulares): José Alberto Belfort de Moraes Rêgo, Raul José Duarte Goulart e Marco Antônio de Oliveira Marques Pimentel
Suplentes: Paulo Roberto D´Avilla Alves, Jorge Attem Manpetti e Elma Antonia Silva Miranda
Segundo Miranda, o diferencial da chapa está na união de pessoas comprometidas com a modalidade. “Queremos unir clubes, criar escolinhas, atrair empresas e parceiros, e resgatar o protagonismo do basquete no Maranhão, do nível de base ao máster, no masculino e feminino”, afirmou.
Entre os principais objetivos, o candidato destaca a criação de projetos de formação de atletas, ampliação do diálogo com clubes e federações nacionais, além de fortalecer a participação do Maranhão em competições de destaque.
Miranda enfatiza que pretende resgatar o prestígio da modalidade no estado. “O basquete maranhense voltará a ter um grande nome e reconhecimento nos cenários local e nacional”, disse.
Figura marcante da história do basquete no estado, Miranda foi homenageado em junho pela Assembleia Legislativa com a Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro”, concedida a atletas e ex-atletas que se destacaram no esporte.
Em 1969, marcou época ao se tornar o primeiro atleta a realizar uma “enterrada” no Ginásio Costa Rodrigues. Como jogador, defendeu a seleção maranhense, conquistando títulos no Campeonato Norte-Nordeste e nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).
Após pendurar as chuteiras, assumiu a carreira de técnico, formando novos talentos. Foi também o primeiro coordenador de esportes da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL) entre 1978 e 1982, período em que acompanhou a construção do Estádio Castelão e a implantação de seu complexo esportivo.
Neste ano, Miranda organizou o I Encontro de Ex-Atletas e Amigos do Ginásio Costa Rodrigues, que reuniu centenas de esportistas, ex-desportistas e autoridades, incluindo o governador Carlos Brandão.
A eleição da FMB acontece no dia 15 de dezembro, às 15h, na sede da entidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário