29 junho 2021

Para se promover com importação de respiradores, pré-candidato ao governo do MA, Simplício Araújo faz uso de outdoors e deve ser investigado pelo MPE

O secretário de indústria e comércio e também pré-candidato ao governo do Maranhão, Simplício Araújo está usando outdoors para promover a sua imagem atrelada a importação de respiradores bancados por empresários maranhenses no ano passado.

A campanha feita pela empresa Impacto Outdoor está espalhada nas principais avenidas de São Luís e até fora da capital. Com a frase “Poderia ser um enredo de um filme, mas é uma história real.” O outdoor, faz referência ao livro do jornalista Wagner Willian – “Operação secreta. Etiópia-Maranhão”, lançado no final do ano passado. O livro dá detalhes da operação feita pelo governo do Maranhão, com ajuda do empresário Ilson Mateus para importar respiradores mecânicos vindos da China.

A Receita Federal classificou essa operação montada pelo governo do Maranhão para trazer os 107 respiradores mecânicos da China como ilegal. Depois que saíram do país asiático, os equipamentos foram enviados para a Etiópia, na África, e só então chegaram ao Brasil.

O outdoor com a divulgação do livro não teria problema algum, caso não tivesse a imagem do secretário Simplício Araújo. Como uma espécie de crédito a sua pessoa pela importação dos respiradores, o secretário aparece no canto do outdoor.

Por se tratar de um pré-candidato a disputar as eleições do próximo ano, Simplício Araújo deve ser representado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), assim como foi o deputado Duarte Júnior, que foi representado e condenado a pagar multa por tal prática no ano passado.

Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) realizou diversos hospitais onde supostamente esses respiradores estariam sendo usados. Mas segundo o deputado, nenhum dos respiradores importados estariam funcionando devido ao tempo que os equipamentos possuíam.

Em contato com Simplício Araújo, a Folha do Maranhão indagou o secretário através de mensagens sobre a colocação da sua imagem no outdoor e quem teria pago a campanha publicitária. Porém, até o fechamento desta matéria, o secretário não nos encaminhou uma resposta.

Fonte: Folha do Maranhão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário