10 junho 2021

MA ‘empurra’ ao Consórcio NE responsabilidade por testes com Sputnik V


O Governo do Maranhão está tentando se eximir de responsabilidades pelos testes a serem realizados com as doses de Sputnik V que a Anvisa autorizou-lhe a importar para estudos no Brasil.

Procurada oficialmente para explicar em que condições se dariam os testes de eficácia que serão conduzidos com as 141 mil doses a serem adquiridas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, via assessoria, esta é uma demanda do Consórcio Nordeste e que, portanto, eles é quem devem esclarecer o assunto.

“A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica que a demanda é de competência do Consórcio Nordeste”, diz a nota seca da SES.

Conforme revelou o Blog do Gilberto Léda na manhã de quarta-feira, 9, a Anvisa não deu ao imunizante russo o mesmo aval de segurança e eficácia que o concedido a outros, como os da AstraZeneca, Pfizer e Sinovac, por exemplo.

“Na prática, uma parte do quantitativo de doses da vacina poderá ser importada no primeiro momento para ser utilizada dentro de um estudo de efetividade a ser seguido pelos estados requerentes”, diz um comunicado da agência (reveja).

Ou seja: haverá um teste em cobaias maranhenses, mas o Governo do Maranhão acha que não precisa dar explicações sobre isso.

Por Gilberto Léda

Nenhum comentário:

Postar um comentário