05 abril 2021

Prefeito Eduardo Braide acompanha início da vacinação de profissionais das forças de segurança contra Covid-19

O prefeito Eduardo Braide acompanhou, na manhã desta segunda-feira (05), o início da vacinação dos profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas contra a Covid-19. Com a aplicação das novas doses, São Luís avança com o Plano Municipal de Vacinação, garantindo a imunização de mais um público-alvo estabelecido como prioritário pelo Ministério da Saúde. Seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), estão sendo vacinados inicialmente os profissionais da linha de frente.


Nesta segunda-feira (05), estão sendo vacinados guardas municipais, policiais federais e rodoviários federais. A vacinação está ocorrendo no drive-thru da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); no drive-thru do Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha; e no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae, das 8h às 18h. Para receber a primeira dose da vacina basta levar a carteira funcional ou documento oficial com foto.

Durante o início do atendimento, o prefeito Eduardo Braide destacou a importância desta nova etapa da vacinação.

“Os profissionais das forças de segurança estão prestando um papel fundamental desde o início da pandemia. Agora eles estão sendo vacinados, ficando protegidos e podendo continuar com seu trabalho de forma mais segura. Com o recebimento regular e de um número maior de doses de vacina, estamos podendo manter um calendário que atenda cada vez mais novos públicos. Vamos seguir expandindo nossa vacinação, inclusive, com a abertura de novos locais, para vacinarmos cada vez mais pessoas em menor tempo”, disse.

Na quarta-feira (07), será a vez dos servidores do Exército serem vacinados. O atendimento será no 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), no bairro João Paulo, seguindo os critérios da Norma Técnica do Ministério da Saúde para este público.

O início da vacinação representou um alívio para os profissionais das forças de segurança. Com 31 anos de serviços prestados à Guarda Municipal, estando atualmente cedido para a Defesa Civil Municipal, Raimundo Nonato Silva, 58 anos, foi um dos primeiros a serem vacinados hoje.

“Nesse período de chuvas a gente está todos os dias percorrendo as áreas de risco, prestando assistência para a população. Então, a vacina é uma segurança a mais”, comentou.


Quem também tomou a primeira dose da vacina foi Fradique Queirós, 51 anos, que é agente da Polícia Federal (PF).

“Tomar esta vacina é extremamente essencial para a gente. Infelizmente, ano passado perdi um amigo da Polícia Federal, que teve Covid. Eu, por exemplo, trabalho no aeroporto, que tem circulação de pessoas vindo de vários lugares todos os dias. Agora eu vou começar a ficar mais tranquilo. Quando tomar a segunda dose, vou ficar 100%”, afirmou.

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, frisou que a vacinação dos profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas está seguindo as listas disponibilizadas pelas corporações, com as prioridades da Norma Técnica do Ministério da Saúde.

“O Ministério da Saúde estabeleceu estes profissionais no grupo de prioridade, iniciando pelos que estão atuando na linha de frente de combate à Covid-19. À medida que mais doses forem chegando, iremos ampliar a vacinação para todos os profissionais destas corporações, além de novos públicos”, explicou.


Idosos

Além dos profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas, também segue a vacinação dos idosos. Nesta segunda-feira (05) estão sendo vacinados os idosos de 68 anos. Na terça-feira (06) e quarta-feira (07) será a vez dos idosos de 67 anos. Além disso, diariamente as equipes das Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão percorrendo os bairros, vacinando os idosos acamados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário