13 março 2020

CORONAVÍRUS: ADRIANO SARNEY TEM RESPOSTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE AO OFÍCIO ENCAMINHADO POR ELE EM JANEIRO

O Ministério da Saúde emitiu resposta ao ofício encaminhado em 29 de janeiro deste ano pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV) com solicitação para que uma comissão composta por membros da Organização Mundial da Saúde OMS), Anvisa, representantes da Organização Pan-Americana da Saúde, do Instituto Evandro Chagas (IEC), da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), do próprio ministério, entre outros, estude medidas de preparação, orientação e controle para um possível atendimento de casos suspeitos de “coronavírus” no Maranhão.
Adriano defende união de toda a classe política no enfrentamento ao coronavírus
No documento, disponibilizado pelo parlamentar em seu site, o Ministério da Saúde detalha as providência já tomadas para prevenção e combate ao covid-19 no país. Entre as ações já realizadas, o órgão informou que foi ativado, em 22 de janeiro, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Coronavírus (COE-nCoV).
O ministério ressaltou, ainda, que desde 23 de janeiro vem adotando medidas de controle e vigilância em relação ao novo coronavírus, entre as quais destacam-se, entre outras:
  • A intensificação de vigilância de casos suspeitos do 2019-nCoV nos pontos de entrada, para notificação imediata aos órgãos de vigilância epidemiológica;
  • Disponibilização e monitoramento dos avisos sonoros em inglês, português, mandarim e espanhol sobre sinais e sintomas e cuidados básicos como lavagem regular das mãos, cobertura da boca e nariz ao tossir e espirrar;
  • Intensificação dos procedimentos de limpeza e desinfecção nos terminais e meios de transporte reforçando a utilização de EPI – Equipamento de Proteção Individual conforme disposto na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 56, de 6 de agosto de 2008;
  • Organização da rede de diagnóstico laboratorial de vírus respiratórios;
  • Capacitação dos Centros Nacionais de Influenza (NIC) na realização do RT-PCR em tempo real para o diagnóstico do 2019-nCoV.
Alerta como cidadão
Adriano disse estar fazendo um alerta como cidadão, não como deputado, e conclamou a população a seguir todas as recomendações das autoridades de saúde para se proteger do vírus. Ele chamou atenção para a maior vulnerabilidade das pessoas idosas à doença.
O parlamentar defendeu, ainda, que toda a sociedade, inclusive a classe política, se engaje à causa, pois, segundo ele, este é um momento de união, em que a ajuda de todos é importante.
Assista aos vídeos:




                  
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário