21 agosto 2018

TRE-MA COMEÇA A JULGAR REGISTROS DE CANDIDATURAS

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) começa a julgar hoje (21) os pedidos de registro de candidatura dos postulantes a cargos eletivos no Maranhão. Não há previsão de quais são os registros que serão julgados já que não há pauta definida.
No total, o TRE do Maranhão tem 714 pedidos de registros de candidatura. São seis de candidato ao governo e seus vices, 11 candidatos ao Senado e mais 22 a suplente (sendo 11 primeiro suplente e 11 para segundo suplente), 197 para deputado federal e 472 para deputado estadual.
Os julgamentos geram mais expectativas nos candidatos já impugnados. Dentre eles, o governador Flávio Dino (PCdoB), o vice-governador, Carlos Brandão (PRB), a candidata a suplente de Weverton Rocha (PDT) Suely Pereira (PSB), além de candidatos a deputado como Júnior Lourenço (PR), Rosângela Curado (PEN) e Detinha (PR) (saiba mais).
O ex-deputado Ricardo Murad (PRP) teve duas impugnações: uma da PRE-MA e outra do ex-secretário Márcio Jerry (entenda).
No caso da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), a única contestação à candidatura da emedebista foi oposta pelo deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), inicialmente em forma de notícia de inelegibilidade protocolada no Ministério Público Eleitoral (MPE), que ainda não decidiu se proporá ação de impugnação (veja aqui).
Na noite de ontem (20), o parlamentar desistiu de aguardar o posicionamento do procurador eleitoral e decidiu ele mesmo impugnar o registro de candidatura da ex-governadora (reveja)
Todos os registros devem ser julgados até o próximo dia 17 de setembro, conforme estabelecido no calendário eleitoral.
O TRE realizará ainda seis sessões no mês de agosto que deverão ser voltadas para o julgamento dos pedidos de registro.
Nesta terça-feira, as sessões ocorrem às 9h e às 15h. Amanhã (22) às 16h, na quinta-feira (23) às 9h; e no dia  28, às 9h e às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário