É com grande perplexidade que recebemos a notícia da exoneração do Prof. Fernando Carvalho Silva, da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPGI) - UFMA, ocorrida nesta última 3ª feira, 01/08/2017, de forma intempestiva, sem qualquer aviso prévio, comunicado ou acordo de transição institucional.
Ao longo dos últimos 10 anos em que esteve à frente da PPGI, Prof. Fernando implementou medidas e ações que permitiram captar recursos das agências de fomentos com eficiência, elevando a infraestrutura física e laboratorial, o que implicou em sensível incremento dos indicadores de pesquisa, iniciação científica, pós-graduação, formação de recursos humanos (mestres e doutores), assim como de inovação. Nestes 10 anos, a pós-graduação na UFMA mais que triplicou de estatura e volume, crescendo também em qualidade, com a abertura de 7 novos cursos de doutorado e a criação do ProQuali – órgão assessor concebido em sua gestão para aperfeiçoar a pós-graduação.
A PPPGI ganhou, eficiência, agilidade e notoriedade na gestão/ defesa dos assuntos da pesquisa e pós-graduação, por não poupar esforços, para fazer brotar, das oportunidades, realizações. Assim, conquistou recursos e crescimento para os Programas de Pós-graduação, pesquisadores, laboratórios da UFMA, lançando ainda os inéditos editais do ProQuali, que tão proficuamente repercutiram no seio da Academia. Em sua direção, a UFMA atingiu e ultrapassou a inédita marca de 1000 alunos na pós-graduação, o PIBIC tornou-se o maior processo seletivo arbitrado rodado dentro da universidade, enquanto o SEMIC consolidou-se como o maior congresso interno local. Em 2017, a PPPGI avançou novamente ao instituir a submissão de projetos de pesquisa eletronicamente, via o Módulo de Pesquisa do SIGAA, reprogramado para esse intuito junto à equipe do NTI. Avançou mais ainda ao instituir o processo seletivo do PIBIC, inteiramente via SIGAA, através da reprogramação de outro módulo do sistema, mantendo-se assim na vanguarda das ações institucionais no que se refere à automatização dos processos avaliativos de grande monta.
Diante de todo esse retrospecto, o Comitê do ProQuali vem a público reconhecer e exaltar a extensa lista de serviços prestados, a esta instituição, pelo Prof. Fernando Carvalho e sua equipe, lamentando a sua brusca substituição, motivada por razões exógenas à Academia e descoladas do histórico de progressos conquistados.
No atual momento de crise, em que a UFMA passa por tantas dificuldades e desafios, consideramos extremamente temerário que a Administração Superior decida interromper a gestão da sua mais bem-sucedida Pró-reitoria, no fulgor das suas inúmeras ações e inovações, várias das quais em andamento e ainda inacabadas. Por fim, cumpre lembrar, que seu nome, PROF. FERNANDO CARVALHO SILVA, já está indelevelmente associado à história da consolidação da pesquisa e da pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão. E esse legado imaterial, não é, em absoluto, exonerável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário