19 agosto 2022

Reitor da UFMA, Natalino Salgado, será diplomado membro benemérito da Academia Ludovicense de Letras


O médico, reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e membro da Academia Maranhense de Letras (AML), professor-doutor Natalino Salgado Filho, receberá, no próximo dia 22, o diploma de membro benemérito da Academia Ludovicense de Letras (ALL), como parte da programação em comemoração aos nove anos de fundação da entidade.

A diplomação de Natalino Salgado será um dos momentos mais marcantes da celebração do aniversário da ALL. Outro evento de destaque alusivo à data foi a VI Semana Ludovicense de Literatura, realizada entre os dias 10 e 15 deste mês, na sede da academia, também conhecida como Casa de Maria Firmina dos Reis.

Caberá ao acadêmico Daniel Blume a honra de recepcionar Natalino Salgado Filho como membro benemérito da ALL. A solenidade de diplomação acontecerá na próxima segunda-feira, dia 22 de agosto, às 19h, no auditório do Palácio Cristo Rei, no Centro, próximo à Praça Gonçalves Dias.

Sobre a Academia Ludovicense de Letras

A Academia Ludovicense de Letras foi fundada no dia 10 de agosto de 2013, a partir do projeto intitulado “Mil Poemas para Gonçalves Dias”, proposto pela ocupante da Cadeira nº 1 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Dilercy Aragão Adler. Após as ações em torno da vida e obra do poeta e do lançamento de duas antologias sobre Gonçalves Dias, o IHGM aprovou, em setembro de 2011, a inclusão do projeto no Ciclo de Estudos/debates sobre a Formação do Maranhão e Fundação de São Luís, em comemoração aos 400 anos da cidade.

Integraram também o projeto a Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA) e a Sociedade de Cultura Latina do Estado do Maranhão (SCLMA), além do intelectual Wilson Pires Ferro, que já havia exposto em artigos publicados em 2013 a necessidade da Academia Ludovicense de Letras. A partir de então, Dilercy Adler levou à Comissão de São Luís a proposta da criação da ALL, o que se concretizou na ocasião do aniversário de 190 anos do poeta Gonçalves Dias.

Fonte: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário