08 agosto 2022

Veja o que se sabe sobre a morte de Leandro Lo, lutador de jiu-jítsu assassinado em SP


A polícia de São Paulo investiga o assassinato do octacampeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo, baleado na cabeça durante um show no final de semana. O lutador teve morte cerebral confirmada no domingo (7).

Segundo informações policiais, Lo teria se envolvido em uma discussão no Clube Sírio, na zona sul da capital paulista, na noite do último sábado (6). Em seguida, ele teria derrubado o policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo, que o teria provocado. Velozo teria, então, saído do local e retornado atirando.

Além de efetuar os disparos, o policial ainda teria chutado o atleta duas vezes, quando já estava desacordado no chão, e deixado o local.
Policial é preso

Henrique Velozo se apresentou à Corregedoria da Polícia Militar no domingo (7), sendo conduzido a uma delegacia para prestar depoimento. Ele deve cumprir prisão temporária de 30 dias no presídio Romão Gomes, em São Paulo.

Foi instaurado um inquérito interno para apuração administrativa da conduta do policial, assim como uma investigação de homicídio consumado.

Em 2021, Velozo foi condenado a nove meses de prisão em regime aberto após ter se envolvido em um desentendimento em uma casa noturna. O caso aconteceu em 2017.

Na ocasião, a polícia militar foi acionada, mas ele estava “nervoso e exaltado”. Em determinado momento da abordagem, ele desferiu um soco no braço de um dos agentes e tentou acertar seu rosto.

A CNN tenta contato com a defesa de Velozo.

Sepultamento e homenagem da mãe

O corpo de Lo será sepultado nesta segunda-feira (8) no Cemitério do Morumby, na zonal sul da capital paulista. Segundo a administração do cemitério, o sepultamento está marcado para às 16 horas, e a família não forneceu detalhes do velório.

A mãe do atleta prestou uma homenagem nas redes sociais, onde escreveu: “Meu herói, lindo da mãe! Você foi um presente de Deus na minha vida. Vou sentir tua falta, tá faltando um pedaço de mim. Te amo eternamente, filho amado. Guardarei as lembranças boas que foram muitas. Você fazia eu me sentir a mãe mais amada do mundo. Muito obrigado pelo seu amor, seu cuidado. Te amo muito, saudade eterna”.

Leandro Lo tinha 33 anos de idade e, além dos oito campeonatos mundiais, foi campeão nos torneios sul-americano, Copa Mundial e nos campeonatos pan-americano, brasileiro e europeu.

Imprensa internacional repercute o caso

Após a morte do lutador, veículos de imprensa do mundo inteiro abordaram o assunto, como a BBC, do Reino Unido — que o classificou como “um dos mais bem sucedidos atletas da história do jiu-jítsu — e o New York Post, dos Estados Unidos.

Veja a repercussão completa neste link.

Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário