08 abril 2022

Morre o jurista brasileiro Dalmo de Abreu Dallari, aos 90 anos

Dallari faleceu em decorrência de uma insuficiência respiratória — velório acontecerá na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Morreu, nesta sexta-feira (8), o jurista Dalmo de Abreu Dallari, 90 anos, por conta de uma insuficiência respiratória. Ele deixa esposa, 7 filhos, 13 netos e 2 bisnetos.

Segundo a família, o velório será realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo de São Francisco.

Dallari foi professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), da qual também foi diretor.

ELe nasceu em Serra Negra (SP) em 1931 e aos 16 anos, mudou-se para a capital paulista com a família. Ingressou na Faculdade de Direito da USP em 1953, concluindo o curso de Direito em 1957. Em 1963 concorreu à livre-docência em Teoria Geral do Estado e, aprovado, passou a integrar o corpo docente da FD em 1964.

Em 1972, o jurista ajudou a organizar a Comissão Pontifícia de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, ativa na defesa dos Direitos Humanos.

No ano de 1974, passou a ministrar aulas no curso de pós-graduação da Faculdade de Direito como professor titular de Teoria Geral do Estado. Em 1986, virou diretor — cargo que manteve até o ano de 1990.

De agosto de 1990 a dezembro de 1992 foi secretário dos Negócios Jurídicos da Prefeitura do Município de São Paulo, na gestão da prefeita Luiza Erundina.

Dallari também foi autor de algumas obras, entre elas Elementos de Teoria Geral do Estado.

Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário