18 abril 2022

Anvisa deve estender uso emergencial de vacinas contra Covid

Pedido foi feito pelo Ministério da Saúde, que no domingo (17) revogou o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decretado na pandemia

A Anvisa (foto) reavalia a duração das autorizações de uso emergencial para vacinas e medicamentos contra a Covid após a revogação do Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), anunciada pelo governo federal neste domingo (17).

Segundo O Globo, a tendência é que os diretores estendam o prazo por meio de uma portaria ou de uma resolução da diretoria colegiada. A agência não definiu data para deliberar sobre o tema.

A medida deve atender a pedido do Ministério da Saúde, que solicitou a ampliação por mais 365 dias da vigência do uso emergencial de imunizantes e remédios já liberados pela Anvisa. Ela terminaria, originalmente, com o fim do estado de emergência.

“A prorrogação do prazo de vigência das normas ainda depende de aprovação da Diretoria Colegiada da Anvisa e, se aprovada, deve permitir que vacinas e medicamentos em uso emergencial continuem em uso por um ano”, afirmou a vigilância sanitária em nota.

A Anvisa afirmou ainda que a vacinação contra a Covid deve continuar a avançar no Brasil e medidas como o uso de máscara continuam a ser recomendadas.

Fonte: O Antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário