15 maio 2021

Vereadores celebram Dia Internacional da Família e destacam projetos sociais que transformam vidas

A passagem do Dia Internacional da Família, celebrado em 15 de maio, foi lembrada na Câmara de São Luís pelos vereadores Francisco Chaguinhas (PP) e Chico Carvalho (PSL).

Na oportunidade, destacaram projetos sociais que foram idealizados e mantidos por eles, beneficiando crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

A data foi definida em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1993. Desde então, neste dia sempre há, em várias partes do mundo, conferências e celebrações para traçar projetos sobre o futuro da instituição familiar.

Para Chaguinhas, a família é pilar de sustentação para todos. “É a maior instituição de toda a humanidade, o nosso porto seguro. Desde a criação, Deus estabeleceu a família porque sabia que não era bom que o homem estivesse só”, comentou o parlamentar.

O vereador Chaquinhas acrescentou ainda que uma família cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade educa e forma cidadãos seguros e aptos para o convívio social. Para isso, ele lançou em 2009, a Casa da Família, espaço social que atende moradores dos bairros São Cristóvão e Ipem São Cristóvão, com aulas gratuitas de dança, aeróbica e ginástica. Para participar, é preciso que o interessado realize uma avaliação física com o profissional da entidade.

“A Casa da Família, ao permitir que pessoas de diversas idades pratiquem atividades físicas, por exemplo, nos faz ter a certeza de que é possível, sim, promover ações que garantem a efetividade de direitos básicos como lazer e saúde. Atendemos um público diverso, entre elas, crianças, adolescentes e idosos, afirmou.

O vereador Chico Carvalho disse que é a favor da família e acredita no poder desse núcleo. Além disso, ele destacou que as políticas públicas devem fortalecer a família, que é o alicerce maior da sociedade.

“Esta data homenageia a instituição familiar, um núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos. Afinal, é nela que aprendemos a conviver e interagir com o mundo que nos cerca, além de sermos preparados para a vida, salientou Chico Carvalho.

Assim como seu colega de plenário, Chico Carvalho também mantém um projeto social denominado ‘Semear’, que tem o objetivo de fornecer profissionalização, a partir de oficinas e cursos de produção com materiais natalinos, customização de sandálias, produção de bombons, confecção de ovos de Páscoa e pinturas em tecido, que proporcionam geração de renda para as famílias.

Além de cursos profissionalizantes, o ‘Semear’ também oferece, de forma gratuita, aulas de danças que estimulam a qualidade de vida por meio do incentivo a atividade física e bem- estar. “Entendemos que as políticas públicas devem fortalecer esse núcleo, que é nosso alicerce maior. Por isso, resolvemos lançar o Projeto Semear, pois a família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação de qualquer indivíduo”, completou Chico Carvalho.

Origem da data

O Dia Internacional da Família foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, durante reunião feita em 20 de setembro de 1993. A data foi celebrada pela primeira vez em 1994.

Além de ser uma oportunidade para celebrar os laços de amor que unem as famílias, a data também oferece uma oportunidade para promover a conscientização sobre questões relativas ao núcleo familiar, e visa homenagear a instituição como um núcleo essencial para a formação moral de todos os indivíduos.

(Câmara de SLZ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário