12 novembro 2020

JORNAL O GLOBO DESMENTE FAKE NEWS CONTRA EDUARDO BRAIDE

 Um levantamento publicado pelo jornalista Lauro Jardim, no jornal O Globo desta terça-feira (10), desmente de vez a fake news contra Braide

A reportagem faz um raio-x de parlamentares candidatos que são alvos de processo e inquéritos pelo Brasil. Aparecem 13 nomes numa lista nacional e Braide não consta nessa lista.

O texto de Lauro Jardim é claro: “Dos 67 deputados federais candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições do próximo domingo (15), 13 respondem a inquéritos e ações penais em tramitação na Justiça – um total de 39 processos”. Na sequência, publica os nomes de todos eles (veja aqui).

Segundo a reportagem, o levantamento, inédito, foi realizado pelo Radar do Congresso, ferramenta criada pelo Congresso em Foco para monitorar a atividade parlamentar.

Alvo de fake news sobre o tema, requentado de eleições passadas, Eduardo Braide já reafirmou que não é investigado.

“Eu sou Ficha Limpa. A minha vida é limpa. Suja é a campanha dos meus adversários”, reafirmou Braide.

Confira a lista completa de parlamentares alvo de processo e inquérito divulgada pelo Globo. Veja abaixo a repostagem completa.

Dos 67 deputados federais candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições do próximo domingo (15), 13 respondem a inquéritos e ações penais em tramitação na Justiça — um total de 39 processos.

O levantamento, inédito, foi realizado pelo Radar do Congresso, ferramenta criada pelo Congresso em Foco para monitorar a atividade parlamentar.

O recordista é Emerson Miguel Petriv (Pros-PR), candidato a prefeito de Londrina. Conhecido como Boca Aberta, o deputado responde a 18 ações judiciais — um leque que vai de calúnia, difamação e injúria até fraude processual e falsificação de documentos públicos.

Em seguida aparece a deputada Luizianne Lins (PT-CE), candidata à prefeitura de Fortaleza, com cinco inquéritos e ações judiciais.

Respondendo a quatro ações na Justiça, candidato a prefeito em Serra (ES) Sérgio Vidigal (PDT-ES) é o terceiro em quantidade de processos.

Os outros candidatos que respondem a ações judiciais são Celso Russomanno (Rep-SP), Pedro Uczai (PT-SC), Capitão Alberto Neto (Rep-AM), Shéridan (PSDB-RR), Dagoberto Nogueira (PDT-MS), José Priante (MDB-PA), Cássio Andrade (PSB-PA), Juarez Costa (MDB-MT) e Norma Ayub (DEM-ES).

E desta forma, é mais uma Fake News derrubada, infelizmente, se tiver 2º Turno, não será a única.

Por Jorge Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário