06 agosto 2016

ULTIMAS HOMENAGENS A ESTUDANTE MORTO NA UFMA

Acontecerá hoje as 16 horas no Bairro da Vila Embratel ma Igreja Nossa Senhora do Povo  em frente a Praça do Viva, o velório do estudante Kelvin Rodrigues Ribeiro Bacharel em Ciência e Tecnologia (BCT) assassinado covardemente com três facadas na sua costa, vale lembrar, que nunca houvera uma situação semelhante nas dependências da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, o que retrata a fragilidade da segurança de nossa capital, banalizou a morte de jovens-estudantes no Maranhão, principalmente na capital. 
Não há respostas, muito menos posicionamento por parte das autoridades. 

Nota de Pesar, Nota de Tristeza, Nota de Indignação!
A mais profunda e inquietante indignação toma conta de nossos corações neste momento. Vimos a público manifestar nosso pesar coletivo sobre o assassinato do estudante Kelvin Rodrigues Ribeiro ocorrido na noite da última sexta-feira, dia 05 de agosto de 2016: trata-se de um crime bárbaro, injustificável e sem precedentes na história na Universidade Federal do Maranhão.
O referido crime fora cometido no Bloco 6, subsolo do CCH, espaço deslocado do centro da programação cultural do nosso evento, realizado na noite do dia 05 de agosto de 2016, onde de forma covarde três facadas foram desferidas nas costas da vítima, segundo as primeiras informações. Assim, a despeito da má fé e do oportunismo acusatório, cabe ressaltar que não há relação direta do crime com o evento em si. Nas inúmeras entrevistas que demos na mídia (TV Brasil, Jornal O Imparcial etc.) e ao longo das atividades do nosso encontro, enfatizamos que não incentivamos de forma alguma a violência, muito pelo contrário. Confiamos que as autoridades responsáveis devam elucidar logo a natureza e a devida procedência deste crime injustificável e nos solidarizamos irrestritamente com a família de Kelvin, no sentido desta perda absurda diante do avanço da violência, intolerância e toda forma de preconceito. No entanto, não constitui novidade que os estudantes da UFMA estão submetidos a toda sorte de violência e, lamentavelmente, o caso de Kelvin não é o único, pois, assaltos nos ônibus, nas dependências acadêmicas, etc., têm marcado o cotidiano da nossa universidade. No dia anterior ao ocorrido, quinta-feira dia 04 de agosto de 2016, dois homens foram vistos portando arma de fogo nas dependências da nossa IES, mais ainda, após o trágico acontecimento com o Kelvin um ônibus da linha Campus 311 inteiro fora assaltado nas proximidades do Ceprama. Em todo o caso, ao contrário da mera reação pautada no ódio, defendemos um amplo debate democrático na UFMA, para que possamos encontrar uma alternativa que possa, pelo menos, diminuir o clima de barbárie instalado na UFMA para que jovens como Kelvin não tenham mais suas vidas ceifadas pela banalidade e pela barbárie instaladas a anos em nossa cidade, como um todo.
Mais uma vez, deixamos aqui a nossa plena manifestação de tristeza e solidariedade para com a família e amigos da vítima. Nos mantemos a disposição para toda e qualquer forma de auxílio que ajude a solucionar o caso. Kelvin, presente!
Comissão Organizadora do I Encontro da Juventude Porra Louca da UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário