A campanha, que aborda o combate ao suicídio, é realizada anualmente, desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O tema tem sido pautado também pela Câmara de São Luís que une forças à causa por meio de suas proposições. Confira:
Calendário Municipal
O Projeto de Lei n.º 250/2021, do vereador Ribeiro Neto (Patriota), foi o responsável por instituir a própria campanha “Setembro Amarelo” e ainda o “Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio” no calendário oficial do Município de São Luís.
Já o Projeto de Lei n.º 189/19, do vereador Dr. Gutemberg (PSC), institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio a ser desenvolvida, anualmente, na última semana do mês de setembro. “Setembro ganha a cor amarela em alusão ao combate ao suicídio”, declarou o autor.
Escolas
O Projeto de Lei n.º 0312/202, do vereador Ribeiro Neto (Patriota), institui a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio no projeto pedagógico das escolas públicas do município de São Luís.
Existe ainda o Projeto de Lei n.º 295/21, do vereador Andrey Monteiro (Republicanos), que cria no âmbito municipal o Programa de Combate e Prevenção ao Suicídio de Jovens e Adolescentes nas Escolas Públicas de São Luís.
Política
O Projeto de Lei n.º 193/19, do vereador Dr. Gutemberg (PSC), institui a Política Municipal de Prevenção da Automutilação e do suicídio no âmbito da capital. A iniciativa é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e tem como objetivo promover o amplo debate e combate à violência autoprovocada.
Vale ressaltar que são registrados, ao redor do mundo, 700 mil suicídios por ano. Isso é o que afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS), baseada no último levantamento também de 2019, que alerta que os dados podem ser ainda mais alarmantes por causa dos casos subnotificados.
Fonte: Câmara Municipal de São Luís
Nenhum comentário:
Postar um comentário