11 junho 2022

Secretaria de Saúde do Rio investiga caso suspeito de varíola dos macacos


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro investiga um caso suspeito da varíola do macaco. A confirmação foi feita pela pasta, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Os exames que podem descartar ou não a doença estão sendo realizados.

O paciente é um homem de 43 anos que trabalha embarcado em uma plataforma de petróleo. De acordo com a SES, ele relatou ter tido contato com pessoas de outros países. O caso foi registrado na cidade de Macaé, no Norte Fluminense.

Em nota, a secretaria reafirmou que ainda não há casos confirmados da varíola do macaco no Rio de Janeiro. A CNN procurou o Ministério da Saúde para saber se a pasta recebeu a notificada da SES e se também monitora o paciente.

O Brasil tem, atualmente, um caso confirmado da doença, em São Paulo. Segundo levantamento da CNN, incluindo o do Rio de Janeiro, são 10 casos suspeitos da varíola que ainda estão em investigação. São eles: um no Rio Grande do Sul; dois em Santa Catarina, um no Mato Grosso do Sul, dois em Rondônia, um em São Paulo, um no Maranhão, um no Ceará e um no Rio de Janeiro.

Desde 13 de maio, casos de varíola dos macacos foram relatados à Organização Mundial de Saúde (OMS) em 28 Estados Membros em quatro regiões da OMS (a Região das Américas, bem como as regiões da Europa, Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental), onde a varíola não é comum ou não ocorreu anteriormente.

Além disso, desde o início do ano, existem 1.536 casos suspeitos notificados em oito países da Região Africana da OMS, dos quais 59 casos foram confirmados e 72 mortes notificadas.

Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário