31 julho 2019

TEMPORADA DE FÉRIAS COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO CENTRO HISTÓRIO DE SÃO LUIS

Programação cultural que une música, teatro, dança, histórias e tradições vai movimentar, de 7 a 31 de julho, em espaços públicos do Centro Histórico da capital.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
Programação cultural realizada no Centro Histórico de São Luis - Foto: Maurício Alexandre/Divulgação






Uma programação cultural que une música, teatro, dança, histórias e tradições vai abrir a temporada de férias, no período de 7 a 31 de julho, em espaços públicos do Centro Histórico de São Luís, por meio de apresentações que incluem eventos como o Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro Reggae, o Conheça São Luís e terá como novidades apresentações de Blues, Jazz, além de uma programação infantil. A abertura do programa será neste domingo (7), na Feirinha São Luís, situada na Praça Benedito Leite.


Na Feirinha São Luís deste domingo destaque para as apresentações do Tambor de Crioula Brilho de São Benedito, Grupo de Capoeira Malícia da Ilha e os shows de Emanuel de Jesus, Mix Brazil e Soul Reggae. Quem abre o evento é a tradicional Banda da Feirinha.

Sarau Histórico
Na próxima quarta-feira (10), acontece o primeiro Sarau Histórico deste ano e o evento acontece a partir das 19h, no Complexo Deodoro. O Sarau Histórico também traz como tema O Mulato, um dos principias livros do maranhense Aluísio Azevedo, ícone da literatura brasileira. Este último acontece no dia 24 de julho.

O Sarau Histórico reúne literatura, teatro, música e história e, nas últimas edições, atraiu centenas de moradores e turistas ao Centro Histórico. No ato, atores caracterizados com roupas de época evocam o passado áureo da cidade, transmitindo uma sensação de nostalgia ao mesmo tempo de aprendizagem da história local.

Sarau Histórico deste ano ocorre no dia 10 de julho no Complexo Deodoro em São Luís — Foto: Maurício Alexandre/Divulgação


Passeio Serenata

Com a mesma proposta de promover um mergulho na história da cidade de São Luís por meio da representação de personalidades que marcaram a literatura e as artes, será realizado também o Passeio Serenata, nos dias 17 e 31 deste mês, com saída sempre às 19h da Praça Benedito Leite.

Durante o Passeio Serenata, o público pode saber mais sobre os fatos que marcaram história da cidade, os principais nomes da literatura, da cultura e da política local. A concentração acontece na Praça Benedito Leite.

Conheça São Luís
Integra ainda as atividades culturais na capital o programa Conheça São Luís, que será realizado nos dias 11, 18 e 25 de julho, também com saída da Praça Benedito Leite, às 16h. Com o Conheça São Luís turistas e ludovicenses têm a oportunidade de conhecer e apreciar melhor cada detalhe da riqueza material e imaterial da cidade patrimônio da humanidade.
Durante a rota por ruas do Centro Histórico, atores representando personagens da história e das lendas locais surgem e contam fatos da antiga São Luís, ressaltando as mudanças que a cidade já passou e tudo que ela preserva até os dias atuais.

Roteiro Reggae será realizado no dia 16 de julho com saída às 19h da Praça Benedito Leite em São Luís — Foto: Maurício Alexandre/Divulgação

Roteiro Reggae

O Roteiro Reggae será realizado no dia 16 de julho, com saída às 19h da Praça Benedito Leite, e vai promover um passeio no qual os participantes percorrem ruas do Centro Histórico ao som do ritmo jamaicano e contando a origem do movimento regueiro em São Luís.

O cortejo é guiado por um grupo formado por DJs, dançarinos e admiradores do movimento reggae na capital. A rota inclui ainda os principais clubes de reggae que funcionaram ou estão em funcionamento na área do Centro Histórico, a feirinha de artesanato ligada ao ritmo, entre outros elementos da cultura regueira. O roteiro segue pela Avenida Dom Pedro II, Rua da Estrela, Praça da Faustina, Rua da Alfândega, Beco Catarina Mina, Rua Portugal e Rua do Trapiche.

As ações culturais incluem ainda apresentações do Grupo de Choro Regional Tira-teima, no dia 12, às 18h, na Praça Pedro II; e do Bom Tom Jazz & Blues, no Complexo Deodoro, às 19h do dia 13.

Fonte: G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário