22 janeiro 2019

PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NO PLANO DIRETOR DE SÃO LUIS ESTÁ CADA VEZ MENOR

Hoje teremos mais uma audiência do Plano Diretor de São Luis. E você como cidadão que pode e deve participar, já está sabendo que ocorrerá no MULTICENTER SEBRAE?


Terceira audiência realizada dia 19/01/19 na UEMA, com um número bem reduzido de participantes.
As audiências públicas do Plano Diretor de São Luis continuam sendo um grande engodo, principalmente no que diz respeito ao que deveria ser o cerne da questão: A participação da população. 

As participações se resumem aos funcionários da prefeitura, de gabinetes dos vereadores, assessores parlamentares, e poucas pessoas que não se vinculam a nenhum grupo dos que foram aqui citados, ou seja, alguns estudantes, líderes comunitários, advogados, professores e blogueiros interessados no assunto. 

Segunda audiência realizada dia 17/01/19
Sábado, das 16:00 às 19:00 horas, no auditório do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, ocorreu a 3ª audiência das nove que estão programadas. Na primeira audiência, participaram 240 pessoas, sendo que 9 eram vereadores, na segunda audiência foi algo em torno de 128 pessoas, sendo que 3 eram vereadores (Chaguinha, Marcial Lima e César Bombeiro), e hoje, na terceira, compareceram aproximadamente 75 pessoas. A vereadora Barbara Soeiro esteve presente hoje, e o deputado Wellington do Curso também compareceu pela terceira vez consecutiva. Resumindo a especificidade do público hoje, pelo menos 70% eram funcionários da prefeitura, sendo o dia que teve o menor número de pessoas. 

Registramos mais uma vez nossa indignação pela forma como está sendo formatado e discutido o Plano Diretor da nossa cidade! Lugares com pouca viabilidade à população, pouca mídia e divulgação, em torno de algo com tamanha importância, sendo que isso não é de agora, e sim, desde o início, quando houveram as reuniões técnicas com os integrantes do Conselho da Cidade, entre dezembro de 2017 e novembro de 2018, os quais reformularam o Plano Diretor para apresentar uma nova proposta, sem que houvesse divulgação ampla em todo esse processo, que diga-se de passagem, foram onde ocorreram as principais decisões, e que estão sendo motivos de várias divergências nas três das nove audiências que foram realizadas até agora.

Hoje, terça-feira (22), no MULTICENTER SEBRAE - Auditório Teresinha Jansen (Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana – Cohafuma), das 19h às 22h, será realizada outra audiência, e quantos estão cientes dela?



Veja abaixo os vídeos com trechos da 2ª e 3ª audiência:

        Segunda audiência que ocorreu no auditório da OAB

Terceira audiência que ocorreu no auditório de biologia da UEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário