O presidente da Câmara, vereador Chaguinhas (Podemos), defendeu o seu discurso na manhã desta terça-feira, 11, a implantação de um protocolo para o atendimento de mulheres em trabalho de parto. O objetivo é discutir a pauta junto à esfera pública, visando a implantação do Protocolo da Parturiente.
O parlamentar quer estender o debate à Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), por meio de conversa com a presidente do legislativo estadual, a deputada Iracema Vale (PSB). Segundo Chaguinhas, a expectativa é sensibilizar, também, o executivo municipal e estadual.
“Os maranhenses já nascem com grande dificuldade e humilhados, outros já nascem sem vida. Então esta Casa, junto com a Assembleia, vai trabalhar para a elaboração do Protocolo da Parturiente como forma de combater a violência obstétrica que, infelizmente, é uma realidade no em todo o estado do Maranhão”, anunciou.
O Protocolo adotará medidas como a disponibilização de salas para as parturientes até o momento do parto. Nesse sentido, o presidente destacou o papel das comissões de saúde e da sociedade na fiscalização, a fim de criar melhores condições para essas mulheres e seus recém-nascidos.
Fonte: Câmara Municipal de São Luís
Nenhum comentário:
Postar um comentário