24 março 2021

Pesquisa do Emet tem grande repercussão e impulsiona futuro candidato a remover seu nome


O Emet Instituto divulgou na noite de 22 de Março, no programa 'Na Hora', pesquisa que foi aberta a todos os partidos e Ministério Público, o resultado da pesquisa elogiado por alguns e criticado por outros, mais uma vez colocou esse que é o maior instituto em atuação no país na atualidade em evidência. Como o instituto tem muita credibilidade no meio político e mais ainda junto a população devido ao seu processo único e com total transparência, o resultado abalou as estruturas dos políticos que não estão tão bem quanto pregoam pelos grupos de WhatsApp, a revolta foi tamanha que tiraram da cartola no dia seguinte a pesquisa Emet uma pesquisa de um instituto que todos sabem de seus laços sólidos com determinados políticos e partido, assim como uma instituição ligada aos municípios.

Imediatamente a "Pesquisa Mágica" vou postada naqueles blogs famosos e que cobram caro para divulgar algo. Para por ainda mais fogo nessa fogueira, entrevistamos pelo telefone, Fernando Bastos que não fugiu e respondeu a todas as minhas perguntas, vejam a seguir:

FB, vc não achou estranha uma pesquisa divulgada em massa no dia seguinte a sua?

Não, quem detém tantas instituições públicas e com tantas comunicações na mão deve fazer uso delas. Já era esperado, isso sempre acontece.

Mas essa pesquisa tirada da cartola da noite pro dia é verdadeira?

Dora, eu faço pesquisa, não faço política! Essa pergunta deve ser feita ao dono do instituto e não a mim. Não cabe a mim o julgamento, a minha pesquisa eu sei que é verdadeira e foi abertas a todos, e sobre ela eu comento quantas vezes quiserem, já pesquisa de outros institutos eu não comento e não tenho elementos para falar nada a respeito.

Ok, vc não comenta, mas o que você achou do resultado? Muitos dizem que pra disfarçar colocaram Roseana em 1º lugar, o que vc tem a dizer sobre isso?

Não comento e não irei comentar pesquisa de outro instituto. Só posso dizer que nas pesquisas que fazemos aqueles nomes não tem tido aqueles percentuais, mas cada pesquisa é uma coisa e os nomes são diferentes, os resultados podem ser diferentes. E que fique claro, não estou respondendo por medo de represaria ou algo do tipo, apenas eticamente não é correto e além disso não tenho acesso aos dados e o meio de coleta para emitir opinião, sequer sei amostragem, margem de erro, apenas ouvi comentários, eu não me dou nem ao trabalho de ler pesquisas de outros institutos, até porque o nosso método é consagradamente o melhor do país, por isso todos tentam comprar ou copiar. Recentemente inclusive tivemos algumas tentativas frustradas de invasão de nossos servidores.

Fernando, então já que não vais comentar sobre essa pesquisa, vamos falar da sua, nela os 2 Rochas saem na frente, vc acha que a eleição será polarizada entre eles?

Não.


Sério? agora fiquei confusa, quem seriam os candidatos?

Não sei, as eleições estão muito longe. A base que elegeu o governador implodiu, não adianta passar panos quentes, falava isso ano passado que essa liberdade democrática que o governador Flávio Dino adotou para as eleições municipais por mais que louváveis, do ponto de vista união de grupo eram perigosas, porque numa disputa política muitas coisas são ditas, muitas coisas são feitas e feridas são abertas, expostas e agravadas, e as vezes o intervalo é curto para elas cicatrizarem.

Carlos Brandão por exemplo tem experiência, apoio do Governador, disputará a eleição no poder e pode crescer absurdamente. E as vezes quem mais está fazendo estardalhaço é justamente quem tem menos recursos para levar uma campanha para Governo até o fim.

Na minha opinião inclusive acho que muitos nomes irão desistir, acho que outros serão substituídos e passarão a apoiar outros nomes.

O momento é de viabilização, é de se fechar acordos, articulação política. Além disso eu pessoalmente tenho visto um grupo fazer um jogo muito perigoso de ataques fortes contra todos pensando que ninguém está sabendo de onde estes ataques estão partindo e quando se faz isso, tem de tomar muito cuidado, até porque alguns telhados são de vidro bem fino.


Fernando me desculpa, mas eu tenho de perguntar, temos informações que a pesquisa divulgada foi uma estratégia de comunicação de um determinado político e que a pesquisa nunca foi feita, tendo inclusive colocado o nome da ex-govenadora apenas para disfarçar e mandar um recado de uma possível união de A com Roseana, o que vc acha disso?

Não irei comentar a pesquisa, quanto a união de A e com Roseana, eu não sei quem é A, até desconfio quem seja, mas isso não cabe a mim. Claro que a partir do momento que o governador anuncia Carlos Brandão como seu candidato, os demais membros do grupo do governador que sonham com a sua sucessão irão pressionar e ameaçar um rompimento, e uma união ao grupo que Flávio derrotou é sem dúvida a melhor cartada, mas o tiro pode sair pela culatra, a maior expressão política do Estado hoje é Flávio Dino e até aonde eu sei ele reage mal a esse tipo de jogo que estão querendo fazer.


Quanto a esses recados, você acha que surtem efeito? Socialmente eles repercutem? Altera resultado de pesquisa?

Não posso responder pelos envolvidos, eu pessoalmente quando sou atacado revido com o dobro da força até que me matem, não aceito intimidação, mas como os líderes de cada grupo irão reagir eu não posso falar. Socialmente não muda nada, até porque tudo é feito por meio de insinuações e na calada da noite, o povão quase nunca tem acesso, mas quando tem normalmente reagem mal a traições e ingratidões. Quanto ao resultado da pesquisa e resultado eleitoral, aí sim, uma união de grupo A com grupo B pode ser uma péssima escolha, principalmente quando ambos tem rejeição alta, isso pode até inviabilizar uma eleição.


Em 2020 o governador Flávio Dino não se envolveu na campanha, vc acredita que 2022 ele haja diferente?

Acredito que sim, e pelo bem dele como maior expressão atual da política maranhense acho inclusive que ele deve mergulhar de cabeça e mostrar a sua força e seu prestígio junto a população, que ele tem densidade eleitoral e alto índice de aprovação todos sabemos, mas ele vem sendo desafiado a provar a sua capacidade de transferência de votos.


Você acredita que o Governador tenha essa grande capacidade de transferência de votos?

Claro, mas precisa mudar a forma como faz comunicação. Precisa ir pra guerra e usar o poder que ele tem, pois os outros candidatos já demonstraram que estão dispostos a tudo e qualquer coisa para chegarem aonde querem.


Fernando quem vence pra governo, senado e presidente?

Não quer os números da mega também? Senado ninguém vence Flávio Dino! Governo é difícil saber, vai depender muito das articulações que serão feitas, mas diante do cenário atual, Flávio trazendo seu batalhão pra guerra, se envolvendo na disputa de coração e Brandão trazendo Maranhãozinho que é brilhante numa disputa eleitoral tem grandes chances. Mas claro o grupo Sarney nunca pode ser subestimado, se fingiram de morto tanto tempo e agora veja bem o que está acontecendo, e temos um Roberto Rocha amigo pessoal do presidente que pode assumir o PSL, temos Maura Jorge que também pode ser uma opção de Bolsonaro e já surpreendeu antes. Temos vários nomes que precisam serem testados. Outra coisa que pode ser determinante é, havendo um rompimento com o governo, com quem Edvaldo Holanda Jr fica? Se Braide não for candidato quem ele irá apoiar? E se Braide for candidato, Roberto sai candidato? Se Braide for candidato e conseguir unir Roseana, Roberto, Maura Jorge e Bolsonaro ao seu lado, Weverton sai candidato? Essas são algumas perguntas que precisam de respostas.


Fernando agora vc deu nó na minha cabeça com essas suposições, qual delas você realmente acredita?


Acho que Flávio mantém boa parte de sua base de governo e acredito numa união de Brandão com Maranhãozinho, sendo Brandão candidato ao governo e Flávio ao senado e Maranhãozinho com um acordo político muito bom. Weverton rompe com o governo, na verdade eu pessoalmente acho que ele rompeu desde o ano passado. Acredito que ele possa sim se unir com Roseana, fazendo a dobradinha governador e senado. Quanto a Roberto Rocha ele mostrou força, é raposa velha e conhece todos os grupos políticos, vai pensar muito e fazer o que for melhor pra ele, vai cobrar o apoio de Braide e o mesmo vai cumprir, mas precisa conseguir mais apoio político para fortalecer o seu barco, com o apoio do presidente ele pode conseguir o apoio de Lahésio Rodrigues que é muito querido no sul do Maranhão e somaria muito, pode tentar trazer Maura Jorge e obrigaria muitos da direita comporem com ele.
Veja bem, se tudo isso é necessário para vencer, as máscaras estão prestes a caírem, e em breve veremos 3 grupos gigantescos politicamente e a sucessão vai pegar fogo como nos velhos tempos.

Eu acredito que 2022 será uma das eleições mais agressivas de nossa história com debates calorosos em quase todos os estados, a polarização altíssima e ânimos bem exaltados, o tom será dado pela disputa a presidência, a guerra já foi declarada e os primeiros tiros já foram disparados, vamos ver quem serão as primeiras vítimas, nem a pandemia dará conta de impedir isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário