17 agosto 2020

NO DIA NACIONAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, O TRISTE DESCASO COM OS CASARÕES DE SÃO LUIS

São Luís, um lugar de beleza ímpar, carinhosamente apelidado de Ilha Magnética, Ilha do Amor, Ilha do Reggae. Cercada de lendas, paisagens, belas praias e um conjunto arquitetônico que atrai milhares de turistas todos os anos. Com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela UNESCO em 1997, muito teria a se comemorar neste 17 de agosto, constituído como Dia Nacional do Patrimônio Histórico, certo?

De fato, podemos comemorar o nosso vasto acervo de prédios construídos entre os séculos 18 e 19, com azulejos portugueses da época do Brasil colonial, que estão nas belas ruas do Centro Histórico São Luís, frutos de uma planta construída ainda no século 17 e inspirada no urbanismo espanhol. Porém, toda essa preciosidade arquitetônica, motivo de tanto orgulho dos ludovicenses, corre sérios devido ao descaso com o patrimônio histórico da cidade.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) são mais de 6 mil imóveis tombados como patrimônio histórico, mas um número considerável é frequentemente alvo de depredação e vandalismo, além de casarões que sofrem com o abandono e são degradados pela ação do descaso e do tempo. De acordo com um levantamento da Defesa Civil no início deste ano, cerca de 150 casarões no Centro Histórico corriam risco de desabar durante o período chuvoso, não colocando em risco apenas a história por trás das construções, mas também a vida de pessoas que estivessem próximas dos locais. Em 2019, eram 92 sob risco de desmoronamento.

Quando os prédios não estão em completo estado de abandono, rachaduras e infiltrações comprometem a estrutura dos imóveis.O maior desafio na preservação deste patrimônio, é encontrar os proprietários para cobrar a restauração das obras, uma vez que a maioria dos seus donos moram em outros estados ou países. Outro problema é o descaso do poder público, que precisa implementar mais projetos voltados para a restauração e preservação deste acervo tão importante.

Neste dia 17 de agosto, que abriga uma data tão importante para a histórica e turística ilha de São Luís, fica a reflexão sobre a importância de clamarmos por ações voltadas ao patrimônio histórico de nossa cidade. Esses prédios são parte de nossa história, e carregam um significado simbólico e cultural para a população ludovicense, merecendo uma maior atenção, para que sigam transmitindo, ainda por muitas gerações, algumas das melhores belezas que São Luís pode oferecer.

Por Aníbal Lins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário