24 outubro 2024

Com estoque baixo, banco de leite do Hospital Materno Infantil precisa de doações

O leite coletado pelo BLH é destinado a bebês prematuros internados no Serviço de Neonatologia. (Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil)

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Materno Infantil está em busca de doações de leite materno para atender a demanda diária dos bebês em cuidados intensivos neonatais. O apelo se deve à grande redução de mães disponíveis para a doação.

O leite coletado pelo BLH é destinado a bebês prematuros internados no Serviço de Neonatologia. Para atender plenamente essa demanda, o banco precisa, em média, de 2 mil ml de leite por dia, podendo esse volume chegar a até 3 mil ml em momentos de maior necessidade.

De acordo com Antonio Leonardo Rosa, chefe da Unidade de Obstetrícia e responsável pelo Banco de Leite do HU-UFMA, a falta de doações pode forçar a instituição a reduzir a oferta de leite, recorrendo a fórmulas lácteas, que não oferecem os mesmos benefícios do leite humano. "Os bebês internados dependem das doações para serem alimentados com leite materno, considerado o padrão ouro da alimentação", destaca Antonio Leonardo.

A doação de leite materno é uma ação simples, mas que pode ter um impacto significativo na vida de muitos bebês. Todas as mulheres que amamentam estão aptas a doar e, além de alimentarem seus próprios filhos, podem contribuir para o crescimento saudável de outras crianças. O leite materno é essencial para a recuperação e desenvolvimento dos bebês prematuros, proporcionando benefícios que vão além da nutrição.

O Banco de Leite Humano do HU-UFMA conta com uma equipe multiprofissional pronta para oferecer acolhimento e assistência às mães doadoras. O banco disponibiliza também a opção de coleta domiciliar, facilitando a doação para as mães, ou atendimento nas suas instalações, localizadas na Unidade Materno Infantil, na Rua Silva Jardim, s/n, Centro.

Para mais informações sobre como realizar uma doação, entre em contato pelo telefone 2109-1178 ou pelo WhatsApp 99163-6833. A solidariedade das mães lactantes pode fazer a diferença na vida de muitos bebês que precisam de cuidados especiais.

Fonte: Imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário