09 agosto 2023

SESSÃO SOLENE PELO BICENTENÁRIO DE GONÇALVES DIAS


De autoria do deputado Roberto Costa (MBD), a Assembleia Legislativa do Maranhão realizará nesta quinta-feira (10), às 11 horas, no plenário Nagib Haickel, a sessão solene em homenagem ao bicentenário do poeta maranhense Gonçalves Dias, que nasceu neste mesmo dia, em 10 de agosto de 1823. O intuito é comemorar os 200 anos do poeta, além de difundir o seu legado e a literatura maranhense.

Além dos parlamentares, a sessão solene contará com a presença de secretários e presidentes de órgãos  do governo do Estado, do presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), Kécio Rabelo e representantes da Academia Maranhense de Letras (AML), da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), entre outros.

De acordo com Roberto Costa, “ele tem uma importante trajetória e a nossa proposição vem com o objetivo de reverberar os seus feitos. Que o seu bicentenário seja uma oportunidade para reafirmarmos o nosso compromisso com a literatura, com a cultura e com a educação, e que o seu legado seja uma fonte de motivação para novos escritores e leitores. Ele foi professor, historiador, jornalista e avaliador da instrução pública a convite do Governo Imperial, então, merece destaque pela Casa e ser mais conhecido”, enfatiza o deputado.

SOBRE GONÇALVES DIAS

Nascido em Caxias, no Maranhão, em 10 de agosto de 1823, filho de um comerciante português e de uma mestiça, Antônio Gonçalves Dias viveu um período de intensas transformações políticas, sociais e culturais no Brasil e no mundo.

Patrono da cadeira n.º15 da Academia Brasileira de Letras, Gonçalves Dias foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro. Considerado um dos maiores poetas românticos do nosso país. Sua obra mais conhecida é o poema nacionalista “Canção do Exílio” - um dos mais emblemáticos poemas da fase inicial do Romantismo.

Gonçalves Dias teve uma vida breve, mas intensa. Ele morreu aos 41 anos, em um trágico naufrágio, no dia 3 de novembro de 1864, na costa do Maranhão. Ele deixou uma obra vasta e rica, que influenciou gerações de escritores e leitores brasileiros.

Dia: 10 de Agosto | 11h00

Local: Plenário da Assembleia Legislativa do MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário